Veja quais são as vantagens de realizar impermeabilização na laje.

A impermeabilização da laje é um processo fundamental, tanto em uma obra quanto em uma reforma. Esse processo torna a laje impermeável, ou seja, impede a passagem de água e umidade entre a superfície da casa e seu interior através do teto.

Quando a água consegue entrar na laje, problemas podem ser causados na residência com o passar do tempo, como:

 

  • Infiltrações;
  • Rachaduras;
  • Descolamento de tinta;
  • Desafixação do azulejo.

 

Embora pareça difícil entender como a umidade da laje pode afetar uma área tão grande, é importante saber que essas consequências podem levar tempo, mas causam bastante danos. Logo, é preciso cuidar bem da estrutura da casa e prevenir esses problemas.

Com o passar dos anos, torna-se essencial fazer uma revisão na infraestrutura do local e, periodicamente, realizar a impermeabilização de laje antiga sempre que necessário. Essas medidas ma identificar e prevenir problemas, antes que aconteçam.

Para saber como economizar e não ter que lidar com gastos excessivos e inesperados no futuro, acompanhe a leitura deste artigo.

 

Vantagens de fazer impermeabilização na laje

 

Além de conhecer os problemas causados pela falta de impermeabilização na laje, é necessário saber quais são as vantagens desse tipo de serviço, para que se possa usufruir ao máximo de seus benefícios.

 

1 – Prevenir infiltração

A impermeabilização na laje previne infiltração. Ou seja, não deixa que a umidade penetre na estrutura física da casa. 

A umidade que infiltra pela superfície e atravessa a laje, aos poucos, entra nas paredes dos cômodos e se espalha, causando grandes prejuízos.

Uma dica é usar a manta aluminizada para telhado, afinal, esse tipo de material é ótimo uma vez que ajuda a prevenir infiltração desde as calhas, evitando que a água chegue na laje.

 

2 – Evitar danos

O processo de impermeabilização também evita danos na residência. Quando a umidade entra na estrutura e se espalha pelo interior da parede, pode prejudicar a rede elétrica, por exemplo. 

Esse tipo de problema pode agravar a situação e danificar aparelhos eletrônicos se a água chegar até a saída de energia nas tomadas.

O uso de uma calha central telhado ajuda a direcionar a água da chuva para as laterais e faz com que não se acumule em cima da casa. Isso ajuda a reduzir a infiltração e evita danos.

 

3 – Manter a beleza

Além de impedir a infiltração e prevenir danos, os cuidados com a impermeabilização na laje permitem preservar a beleza da casa. Lembrando que esse tipo de problema prejudica a pintura e também uma decoração feita com azulejos, por exemplo.

Portanto, cuidar da manutenção da laje e impedir a entrada de água é uma forma de manter a casa bonita, agradável e confortável para os moradores. 

A decoração com as cores adequadas e as paredes livres de rachaduras contribuem para o bem-estar de todos que moram no local.

 

A importância de planejar uma reforma

Muitas vezes, uma reforma envolve modificações intensas no imóvel, mesmo que seja em apenas um cômodo, incluindo a pintura, restauração da parede, teto ou até mesmo trocar as telhas dos ambientes.

Para fazer isso, é preciso ter atenção com a situação da laje. Se a impermeabilização da laje não estiver adequada, o trabalho realizado será perdido, uma vez que a infiltração e as avarias vão estragar o serviço.

Por isso, é importante planejar tudo o que é necessário ser feito no imóvel antes de realizar uma reforma. 

Essa etapa inclui avaliar a situação da estrutura, o espaço onde serão feitas as modificações e tudo o que será necessário para obter sucesso na sua reforma, além de contratar um profissional capacitado. Assim, é possível garantir um resultado de qualidade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *