Veja como ter um jardim tendo um espaço pequeno em casa

Muitas pessoas querem ter um jardim em casa, inclusive quem mora em apartamento. Mas como fazer isso em um espaço pequeno?

Essa dúvida faz muita gente desistir desse propósito, mas é possível ter um espaço florido e bem ornamentado em casa, por menor que ele seja.

São várias as hipóteses e com certeza uma delas vai te ajudar a construir o seu próprio jardim. Pensando nisso, neste texto, vamos falar sobre os benefícios desse espaço e dar algumas dicas para fazê-lo. Confira!

 

Benefícios de ter um jardim em casa

São muitas as vantagens de ter um jardim em casa, mesmo que bem pequeno. O primeiro é a possibilidade de ter um contato diário com a natureza.

A maioria das pessoas vive em grandes cidades, então é preciso dar espaço para as plantas, que além de decorar, trazem sensação de bem-estar, principalmente em períodos de falta de chuva.

O jardim ajuda a relaxar depois de um dia agitado e estressante. Quando são bem projetados, recebendo a água que cai da calha para telhado, as plantas ficam mais bonitas e bem-cuidadas.

Esse espaço na sua casa pode se tornar um hobby saudável e que te ajuda a melhorar a concentração. Enquanto você transforma o ambiente da sua casa, lida com uma tarefa que acalma e acaba com o estresse. Além disso, os jardins:

  • São bons para crianças;
  • Purificam o ar;
  • Evitam alergias;
  • Melhoram a decoração.

Para que você tenha acesso a todas essas utilidades, no tópico a seguir, vamos dar algumas dicas para fazer um bonito jardim em casa.

 

Dicas para fazer jardim em casa

As plantas e flores, em geral, fazem muita diferença quando são aplicadas dentro ou fora de casa, como no quintal ou jardim.

Por esse motivo, muitas pessoas procuram empresas de paisagismo e jardinagem para criar um espaço bonito em casa. Você pode contatá-las ou seguir as seguintes dicas:  

 

1 – Saber cuidar do jardim

Alguns cuidados são necessários ao montar um jardim. Por exemplo, as espécies maiores e mais pesadas precisam de vasos maiores e mais firmes, como os de barro. 

O ideal é que fiquem em um local com iluminação natural em algum período do dia.

Se o seu espaço for muito pequeno, como a sacada de um apartamento, é melhor optar pelas espécies menores em vasos pequenos, como os cactos ou as suculentas.

As trepadeiras são ótimas para construir um jardim vertical em uma parede e também em pergolados. Não se esqueça da iluminação natural e também da artificial para valorizar o ambiente e torná-lo mais agradável.

 

2 – Mobiliários confortáveis

Se você tiver um espaço um pouco maior, pode decorar o jardim com alguns móveis, como sofás, cadeiras e mesas apropriados. Se o espaço for pequeno, você pode colocar algumas almofadas próximas a ele, para criar um clima convidativo.

O ideal é fazer como as orientações das empresas de paisagismo jardim pequeno, e usar uma mobília que suporte mudanças climáticas e chuva.

Então, se o seu pequeno jardim ficar do lado de fora, evite materiais como madeira e estofados de tecido. Opte por itens feitos de PVC que imita madeira, fibra e plástico.

 

3 – Pedras e cascalhos

As pedras e cascalhos são ótimos para decorar jardins pequenos. Você pode colocá-los em vasos ou espalhá-los onde as espécies são plantadas.

Alguns tipos de pedra podem ser colocadas na parede, mas isso demanda uma pequena mão de obra, por isso, o ideal é contar com um bom profissional do ramo.

 

4 – Objetos decorativos

Os objetos decorativos como fontes, plaquinhas, bonecos de jardim, entre outros, alegram o espaço e deixam seu jardim ainda mais bonito.

Se você fizer uma reforma de varandas para essa finalidade, pode espalhar esses itens de maneira estratégica no espaço.

 

Conclusão

Escolha as plantas que deseja usar no seu jardim, de acordo com as suas possibilidades. Se o seu dia a dia é mais agitado, prefira aquelas que não demandam tantos cuidados, como os cactos.

Caso o espaço tenha pouca iluminação, o ideal são as espécies que não dependem de tanta incidência de luz, como as samambaias.

Essas dicas são importantes para que o seu jardim esteja sempre bonito e bem cuidado, ajudando na decoração e levando bem-estar para dentro do seu lar, mesmo que ele seja pequeno.

Com essas dicas, temos certeza de que você terá um lindo jardim em casa, purificando o ar que você respira e melhorando a sua qualidade de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *