Veja como através das redes sociais é possível impulsionar qualquer ramo de negócio

As redes sociais tornaram-se protagonistas da internet, fazendo parte do cotidiano de muitos usuários. Para termos uma ideia, cerca de 62% dos brasileiros têm pelo menos um perfil nas plataformas, passando mais de 3h39m navegando nas redes.

Diante disso, já era de se esperar que as empresas começassem a investir maciçamente na divulgação pelas plataformas de relacionamento social, uma vez que o alcance de público é grande, bem como as chances de engajamento.

Tanto que, hoje em dia, existem recursos específicos para empresas nas redes sociais.

Entretanto, ao mesmo tempo em que essas plataformas abriram as portas para o marketing, fazer uma divulgação nas redes sociais é uma estratégia que demanda planejamento, ainda mais pela alta competitividade desses ambientes.

Por esse motivo, o artigo de hoje vai mostrar como através das redes sociais é possível impulsionar qualquer ramo de negócio, com algumas dicas para quem deseja investir na divulgação por essas plataformas. Acompanhe a leitura!

 

Quais as vantagens da divulgação nas redes sociais?

Nos dias de hoje, é possível encontrar praticamente tudo nas redes sociais – desde creme para cabelo cacheado, roupas, eletrônicos, até prestadores de serviço.

Muito disso, deve-se à facilidade de divulgação nesses canais, visto que a maioria deles permite que as empresas criem perfis profissionais, sem nenhum custo.

Dessa forma, mesmo quem não possui um investimento orientado para o marketing, é capaz de iniciar uma divulgação gratuita através das redes sociais.

No entanto, há muitos outros benefícios. Confira alguns deles a seguir:

 

1 – Maior divulgação do seu produto ou serviço

Uma das grandes vantagens das redes sociais é a versatilidade do conteúdo. O Facebook, por exemplo, permite o compartilhamento de vários tipos de materiais, incluindo textos, imagens, vídeos, hiperlinks, entre outros.

Sendo assim, uma empresa de limpeza de fachada, por exemplo, pode usar a sua página para o compartilhamento de blog posts do site institucional, direcionando os seguidores para a compra do serviço.

Dessa forma, a divulgação torna-se ainda mais atrativa, com grande potencial de vendas.

 

2 – Interação direta com o público

As redes sociais também podem ser usadas como ótimos canais de comunicação com o seu público. Inclusive, há uma tendência crescente de envio de mensagens por essas plataformas, em que os seguidores perguntam sobre produtos e serviços.

Dessa forma, é possível construir um relacionamento mais próximo com os leads (potenciais clientes), algo ótimo para qualquer negócio.

 

3 – Fortalecimento da marca

Devido ao grande alcance das redes sociais, ao iniciar o marketing, a sua empresa de pintura predial, por exemplo, consegue fortalecer a marca perante o mercado.

Para isso, recomenda-se criar uma identidade para o seu negócio. Assim, quando os clientes se depararem com a sua publicação, logo irão associar aos produtos e serviços, aumentando o chamado brand awareness (consciência de marca).

 

Quais são as principais redes sociais e como usá-las?

Hoje em dia, é possível encontrar inúmeras redes sociais. Por isso, escolher o canal certo para a divulgação irá depender diretamente das preferências do seu público (quais redes os seus clientes usam), mas também as intenções da marca.

Entretanto, existem algumas plataformas mais populares e, para quem está começando agora, vale a pena investir nelas.

Abaixo, conheça quais são esses canais e veja algumas dicas de como fazer marketing nas redes sociais, independentemente do seu modelo de negócio – seja empresas de entregas ou microempreendedores.

 

Facebook

O Facebook é a rede mais popular de todo o mundo. Por esse motivo, não dá para criar um negócio e ficar alheio à essa rede. 

Para divulgar no Facebook, aconselha-se:

 

  • Criar uma página profissional;
  • Ter uma boa descrição do seu estabelecimento;
  • Compartilhar publicações com frequência;
  • Diversificar os materiais.

 

Vale dizer que o Facebook pode ser integrado à várias outras redes, como o Instagram e o Twitter.

 

Instagram

Falando no Instagram, a plataforma vem se expandindo cada vez mais. Mas o foco da rede é o compartilhamento de imagens e vídeos, por isso, algumas dicas são:

 

  • Invista em boas fotos dos seus produtos;
  • Use hashtags para conseguir engajamento;
  • Elabore legendas criativas;
  • Use os recursos para empresas.

 

Inclusive, o Instagram Shopping é um dos recursos preferidos para os negócios, pois ele permite marcar seus produtos já com preço e código, direcionando os usuários para a compra direta.

 

Conclusão

O crescimento das redes sociais é espantoso. Por conta disso, não dá para deixar de lado o marketing nessas plataformas, mesmo que a sua empresa seja de pequeno porte.

As vantagens são inúmeras, ainda mais porque não é preciso de um grande investimento para começar a sua divulgação nas redes sociais. Com isso, é possível conquistar mais clientes, sem custos extras!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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