Como usar redes sociais para divulgar os serviços da sua empresa?

Dentro do universo do marketing digital, poucas iniciativas são tão importantes para uma marca quanto o investimento utilizado para divulgar os serviços da sua empresa nas redes sociais.

Nenhum empresário ou autônomo pode esquecer que em todas as pesquisas da área o Brasil sempre fica entre os países que mais utilizam mídias sociais no mundo.

Segundo dados da GlobalWebIndex, esse número cresceu mais de 60% nos últimos anos. Já somos mais de 100 milhões de usuários, com uma média que supera 4 horas de uso por dia.

Sendo assim, se você quer aprender a utilizar as redes sociais para divulgar os serviços ou mesmo produtos de sua empresa, siga adiante na leitura.

 

Por que as redes ou mídias sociais?

Ao lado dos grandes motores de busca, as redes sociais são as principais plataformas onde as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas.

Há vários fatores que apontam para isso. Eles vão desde o acesso crescente à internet ou informática/telefonia, até o perfil das Gerações Y e Z, os nascidos, respectivamente, dos anos 1980 e 2000 para cá.

Por isso, a regra de ouro hoje é precipitar-se em relação ao seu cliente. Ou seja, lançar ações e campanhas que sejam capazes de aparecer para ele no lugar certo e na melhor hora.

Assim, quando ele precisar de iluminação para área de piscina, você aparecerá como uma solução disposta a atendê-lo com eficiência e assertividade.

Para atingir esse ponto, basta compreender qual a proposta de cada rede social do momento e desenvolver conteúdos dentro dessa lógica.

 

As redes e o marketing de conteúdo

Em termos de divulgação, a palavra do momento é marketing de conteúdo.

Segundo essa estratégia, você precisa atrair seus clientes desenvolvendo conteúdos gratuitos e de qualidade, sempre com a mesma frequência.

Nas redes sociais vale o mesmo. A dica aqui é colocar todo seu conhecimento, e ainda pesquisar, sempre que possível, sobre cada produto ou solução que sua marca oferece.

As quatro principais redes sociais do momento são:

  • Facebook;
  • YouTube;
  • Instagram;
  • WhatsApp.

Temos aí, respectivamente, o foco em textos, vídeos, fotos e mensagens instantâneas. Ao desenvolver seu conteúdo para as redes pense nesses formatos específicos.

Uma dica valiosa é começar pelo texto: ali você elabora a proposta central sobre o produto/serviço, seja por doces bem casados ou venda industrial.

Depois, o artigo do Facebook pode ser resumido e virar ações no WhatsApp. Também vale muito a pena criar grupos no Facebook.

Em seguida, o mesmo texto pode tornar-se um script ou roteiro para vídeos no YouTube. 

Assim, cada postagem será muito mais embasada, e cumprirá com as tendências do marketing de conteúdo.

 

Como vai se dar o meu crescimento?

Não é possível falar sobre marketing digital e mídias sociais sem lembrar que existem dois modos de crescer nesse universo.

Há a maneira orgânica – que é espontânea e capta seguidores naturalmente –, e as propagandas ou Ads, que aceleram o processo. Ads nada mais é que uma sigla para Advertising, ou seja, “Publicidade”.

Hoje a maioria das plataformas oferecem soluções nessa área. O mais interessante é que todas elas oferecem serviços consideravelmente customizáveis.

Geralmente, se você anuncia um estúdio gravação, vai pode decidir para usuários de que região do país ou cidade a publicidade deve aparecer, além de horários e afins.

Ou ainda, para qual faixa etária, para qual gênero, e daí em diante. Só não esqueça que a qualidade (e o marketing de conteúdo) são indispensáveis em todos os casos.

Afinal, mesmo pagando para aparecer com seus anúncios, o seu cliente espera um bom conteúdo e uma solução eficaz, elementos que certamente vão conquistá-los.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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