Tudo o que você precisa saber antes de adquirir seu plano de saúde

É normal você pensar no pagamento mensal que terá que pagar pelo seu plano de saúde, mas em termos de saúde o preço não é a única coisa importante. Há muitas outras questões que você também deve se perguntar. Aqui está tudo o que você deve saber antes de contratar seu plano de saúde.

Coberturas

Os planos de saúde são mais caros quanto mais cobertura eles têm, logicamente. Mas você pode não estar interessado em pagar muito mais pelo custo de ter serviços dos quais você pode prescindir. Existem políticas muito completas, com medicina preventiva, terapias alternativas, assistência psicológica, tratamentos de bem-estar e os mais recentes avanços tecnológicos, mas também existem outras que incluem o básico por um bom preço. Em nosso comparador, você pode ver não apenas os preços, mas também a cobertura, para escolher o que melhor se adapta às suas necessidades econômicas e de saúde.

Exclusões

Todas as apólices do plano de saúde têm exclusões, que devem ser lidas antes da assinatura. Os mais comuns são cirurgia estética ou patologias anteriores à contratação do plano de saúde, mas às vezes podemos encontrar surpresas, como a não inclusão de qualquer tipo de tratamento médico ou método de diagnóstico.

Veja também: Desconto no plano de saúde empresarial da Unimed

Modalidade do plano de saúde

Existem planos de saúde muito diferentes que buscam se adaptar às necessidades de cada cliente. Essas são as modalidades mais comuns.

Equipe médica É o plano de saúde que permite acessar os profissionais e centros de saúde que são organizados com sua seguradora. Você pode consultar a lista de médicos antes de contratar uma ou outra empresa, para que seu pediatra ou seu ginecologista possa continuar a ajudá-lo. Também é conveniente que você saiba se uma determinada empresa possui centros concertados perto de sua residência.

Dentro da modalidade de equipe médica, existem duas opções:

  • Com co-pagamentos Isso significa que, em troca de um pagamento mensal mais baixo, você pagará uma pequena quantia cada vez que usar os serviços médicos. É uma boa opção para pessoas que não procuram muito o médico ou para famílias que desejam ter plano de saúde para todos os seus membros sem gastar muito.
  • Sem copagamentos Tudo está incluído neste modo. Ele permite que você vá ao médico quantas vezes quiser e faça todos os testes considerados necessários sem pagar mais do que o pagamento mensal; Em troca, isso será maior.

Reembolso de despesas. Esses planos de saúde permitem que você vá ao médico ou ao hospital ou clínica desejada, pague do próprio bolso e repasse a conta para sua empresa. Dependendo da modalidade contratada, a seguradora retornará ao beneficiário um percentual de 80 ou 90% … Eles são planos de saúdes ideais para pessoas que viajam pelo mundo todo ou que desejam total liberdade para escolher médicos e centros de saúde.

Misto. Eles combinam a modalidade de equipe médica mais o reembolso de despesas. Isso significa que o segurado pode recorrer aos especialistas da equipe médica e aos centros organizados com a seguradora, mas também escolher outros, por exemplo, seu médico favorito que não pertence à empresa ou a um centro de saúde no exterior para um determinado tratamento .

Sem hospitalização São seguros altamente exigidos porque lhes permitem fugir das listas de espera do Governo por muito pouco dinheiro. Eles oferecem todas as especialidades médicas, atenção primária, pediatria, enfermagem e alguns testes de diagnóstico, mas não incluem hospitalização ou intervenções. São planos de saúde práticos para poder ir diretamente ao traumatologista, ginecologista ou oftalmologista sem restrições ou atrasos.

Para escolher o tipo de plano de saúde que mais nos convém, precisamos considerar vários fatores, como idade, saúde, estilo de vida, local de residência, atividade profissional, etc.

Falta

Antes de contratar um plano de saúde, você deve saber que as empresas definem um tempo de espera no qual você não poderá usar determinados serviços. Ele não se aplica a todos e eles sempre o atenderão em caso de emergência, mas, por exemplo, se você estiver grávida, eles não cobrirão o parto, porque geralmente há 9 meses de falta para esse benefício. Nem você pode fazer uma cirurgia antes de 3 ou 6 meses ou fazer um transplante até não estar na empresa há um ano. Cada seguradora aplica seu horário, mas muitas não estabelecem períodos de falta se vier diretamente de outra empresa.

Pré-existência

São as doenças e doenças que o paciente tem antes de contratar uma política de saúde. A empresa pode decidir que não os cobre ou que o fará apenas com um pagamento adicional. Para fazer isso, todas as seguradoras solicitam um questionário de saúde antes da assinatura, através do qual avaliam se devem ou não ter esse cliente. Você nunca deve mentir, porque se for descoberto que uma condição médica foi omitida ou que existe um espírito de enganar, a empresa não arcará com os custos de tratamentos ou intervenções.

Empresa Prestígio

Como a internet existe, tudo é conhecido. Você deve verificar o grau de satisfação do cliente (não os usuários pagos falsos, que também pensam). Empresas de renome, com muitos segurados e que operam em nosso país há anos, são garantia de bom trabalho. Mas também existem marcas de plano de saúde brancas que são mais baratas e oferecem o mesmo que os mais conhecidos, que são os que estão por trás deles. O importante é ver sua ficha médica e os centros acordados e também, é claro, ler a política para conhecer a cobertura e exclusões.

Tecnologia de ponta

Você pode não precisar dele hoje, mas em caso de câncer, transplante ou doença grave, é um fator muito importante na contratação de plano de saúde. É sempre preferível assinar sua apólice médica com uma seguradora que investe em equipamentos e tecnologia, oferecendo tratamentos modernos e os mais recentes avanços na medicina.

Urgências

Nem todas as seguradoras têm um bom serviço de emergência. Alguns não incluem ambulâncias e outros não oferecem um centro de referência perto de nossa casa ou mesmo na cidade onde estamos. Emergências podem acontecer a qualquer pessoa e, nesse caso, é necessário que nossa empresa nos ofereça atendimento rápido e eficaz.

Facilidade de gerenciamento

Existem empresas realmente pesadas. Eles exigem autorizações complexas antes de acessar um serviço médico e estabelecer procedimentos que complicam nossas vidas. Outros, no entanto, têm tudo informatizado por meio de um aplicativo e não têm equipe suficiente para resolver um problema para pessoas mais velhas que não se defendem bem com aplicativos. As horas no telefone com um “todos os nossos agentes estão ocupados” deixam qualquer um louco, e mais se precisar de uma consulta médica. Tudo isso também deve ser levado em consideração. O serviço ao cliente é a imagem de uma empresa e não podemos ignorá-la.

Os extras

Algumas políticas médicas oferecem exatamente o que precisamos: cobertura odontológica incluída, telefarmácia, consultas por vídeo , boa assistência no exterior … Cada pessoa é um mundo e pode valorizar um serviço que outro segurado não deseja. Às vezes, também acontece que nossa seguradora possui serviços que não solicitamos porque ignoramos que os incluímos. Faremos bem em ler as condições da apólice antes de contratar um plano de saúde para saber o que estamos pagando e o que nos dá direito.

O preço

As empresas possuem produtos adaptados às necessidades de todos os usuários, sejam eles solteiros, idosos, famílias, freelancers … Por outro lado, oferecem descontos significativos para várias pessoas seguradas e apólices especiais para trabalhadores independentes e terceirizados ou empresas. Além disso, dada a concorrência, é muito comum as grandes seguradoras lançarem ofertas vantajosas que devem ser aproveitadas.

Até agora, tudo o que você deve saber antes de contratar seu plano de saúde. Em nosso comparador e neste site, você tem tudo o que precisa para contratar seu plano de saúde com as principais empresas, mas se isso for complicado, se você não quiser perder mais tempo ou se deseja algo completamente personalizado, ligue para nós. Um corretor de splano de saúde especializado pode orientá-lo sobre o que é melhor para você, de acordo com sua economia, suas necessidades médicas, seu local de residência … Aconselhamos sem custos e sem qualquer compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *