SEO: 5 dicas para melhorar o posicionamento de um site

Melhorar o posicionamento no Google é um dos grandes objetivos das marcas. Afinal de contas, a maioria do tráfego orgânico para os sites institucionais é oriundo de pesquisas no buscador, o que ajuda nas mais de 40 mil consultas por segundo no Google.

Para isso, é necessário adotar uma estratégia conhecida como SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca.

Este nada mais é que um conjunto de técnicas para melhorar a classificação das páginas no Google e demais buscadores.

De acordo com o SEO Trends, cerca de 69% das empresas brasileiras já adotam o SEO como parte do planejamento de marketing. A perspectiva é que essa porcentagem cresça cada vez mais, diante da grande presença do Google.

Mas como fazer um SEO eficiente e que ajude a classificar bem o seu site?

 

Para responder a esta pergunta, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas para melhorar o posicionamento do um site nos mecanismos de busca. Acompanhe a leitura!

1 – Use boas palavras-chave

As palavras-chave são o coração da estratégia SEO. De forma resumida, elas são caracterizadas como os termos mais pesquisados no buscador. 

 

Nesse sentido, é fundamental que o seu conteúdo contenha algumas dessas palavras, para que o Google faça a indexação da sua página e mostre o seu material ao usuário, quando ele fizer uma busca.

 

Contudo, é fundamental que as palavras-chave façam sentido para o seu negócio.

 

Por exemplo, uma empresa de organização de eventos pode produzir um conteúdo com o termo “iluminação de palco para show”.

É interessante repetir as palavras-chave, porém, vale ter parcimônia nessa prática, uma vez que o Google pode detectar esse exagero e fazer com que o seu site perca posições.

 

2 – Crie conteúdos interessantes

Uma das coisas que o Google leva em consideração na hora de fazer o rankeamento do seu site é justamente a experiência do usuário. Portanto, mais do que escrever para o algoritmo do buscador, é importante entregar algo valioso ao seu público.

Sendo assim, um dos pilares da otimização é justamente a produção de conteúdos informativos e relevantes. Até porque o consumidor digital está em busca de informação.

Desse modo, ao escrever sobre fantasia infantil masculino, por exemplo, vale a pena investir em um material criativo e que traga conhecimentos diversos para a audiência.

Além do mais, o seu conteúdo deve sempre ser original. A prática de plágio é mal vista pelo Google, o que pode fazer com que o seu site perca posições, ao invés de melhorá-las.

 

3 – Construa o link building

O link building é uma prática de aquisição de backlinks, que podem ser menções ou hiperlinks de outros sites, ou mesmo da sua própria página, no seu conteúdo.

Essa estratégia mostra que a empresa mantém um bom relacionamento com o restante da web e, além disso, dá margem para aumentar a confiança da marca.

Dessa maneira, no conteúdo sobre fantasia citado acima, é possível construir um link building com um buffet de aniversário infantil, por exemplo.

 

4 – Ofereça uma boa experiência de navegação

É importante que o seu site ofereça também uma boa experiência de navegação, além da leitura. Sendo assim, algumas dicas são:

 

  • Construa uma plataforma responsiva;
  • Cuidado com a velocidade de carregamento;
  • Opte por fotos mais leves, sem perder a qualidade;
  • Livre-se de pop-ups e outros elementos que prejudiquem a navegação.

 

Importante ressaltar que grande parte dos usuários faz busca diretamente pelos smartphones

Por esse motivo, considerar a responsividade em dispositivos móveis é fundamental para que o algoritmo do Google melhore a classificação do seu site.

 

5 – Mantenha os conteúdos atualizados

A estratégia de SEO deve ser trabalhada continuamente no seu site. De nada adianta produzir um único artigo sobre aluguel de espaço para casamento e esperar alcançar o topo nos resultados de pesquisa do Google.

Ao contrário, é necessário ter um cronograma de publicações e, quando preciso, atualizar o seu site, conforme as mudanças do algoritmo. Por isso, o trabalho de otimização é a longo prazo.

 

Conclusão

Conquistar um bom posicionamento no Google é uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego orgânico do seu site e, consequentemente, ampliar as chances de conversão e vendas. 

Por esse motivo, o SEO surge como uma das estratégias fundamentais dentro do marketing digital.

Porém, vale dizer que a otimização é uma estratégia que deve ser trabalhada aos poucos, já que alcançar um bom rankeamento não é algo que ocorre “do dia para a noite”.

Mas, ao trabalhar com o SEO, será possível perceber o quanto a sua marca terá destaque no mundo digital.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *