Saúde Bucal: Como ter um sorriso saudável

Sempre quando começamos uma conversa agradável, um encontro especial ou fazemos uma reunião entre amigos o sorriso está presente. Através dele podemos transmitir emoções, demonstrar interesse em algo e nós expressar sobre uma determinada situação. Esse ato, que muitas vezes passa despercebido, é fundamental para a nossa socialização e por isso merece total atenção. Mas para ter um sorriso de qualidade é necessário se atentar para alguns detalhes. Vamos conferir logo abaixo mais sobre.

A princípio, é importante entender que para garantir um sorriso bacana é necessário manter uma estética bucal atraente e em dia. Isso é, cuidar da saúde bucal é o primeiro passo para poder sorrir com mais qualidade. Tendo isso em vista, acompanhe os principais pontos para se obter um sorriso mais agradável.

 

  1. HIGIENIZAÇÃO BUCAL: Esse é o conselho mais importante que todos os dentistas dão, mas que poucas pessoas praticam como deveriam. Isso porque, para obter todos o resultados de uma boa higienização é necessário escovar os dentes após as refeições. Da mesma forma, é vantajoso utilizar o fio dental sempre que for preciso e da maneira correta; passando em todos os dentes e tomando cuidado para não ferir a gengiva.

 

  1. CLAREAMENTO DENTAL: Em alguns casos mesmo com uma boa escovação os dentes ainda permanecem com uma cor amarelada. Esse fator pode decorrer pela consumo prolongado de alguns alimentos, como o café, que causa um escurecimento extrínseco nos dentes. Contudo, outros fatores como a genética podem influenciar nessa pigmentação indesejada que atrapalha um sorriso saudável. Nesse caso, um clareamento caseiro ou à laser pode ser uma excelente solução para trazer um aspecto mais harmônico para os seus momentos de alegria.

 

  1. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: A alimentação tem um grande impacto em todo o corpo, então quando falamos sobre como ter um sorriso melhor é impossível pular esse passo. Nesse sentido, consumir alimentos carregados de açúcar pode causar a surgimento de cáries. Isso ocorre porque essas bactérias, causadoras desse mal, se alimentam dos açúcares simples que ficam armazenados entre os dentes durante a alimentação. Portanto, adotar hábitos alimentares controlados é imprescindível tanto para os seus dentes como para sua vida.

 

  1. CONSULTAS COM UM DENTISTA: Esse pode ser o grande ponto fraco da maioria das pessoas, seja por achar desnecessário ou por ter algum tipo de medo desses profissionais. Contudo, adotar consultas periódicas com um dentista de confiança pode te evitar vários problemas no futuro. Ao fazer essas visitas de rotina é possível tirar certas dúvidas específicas do seu estado e até tratar alguns problemas logo nos primeiros estágios. Para começar a aderir esse hábito de realizar consultas, primeiro é preciso saber  como escolher um dentista, depois basta realizar consultas pelo menos a cada seis meses.

 

Cuidar do sorriso é algo que exige cuidados dia após dia, portanto o fundamental é tornar esses cuidados costumes corriqueiros para que essa tarefa não se torne trabalhosa. Tente adotar os pontos que você têm menos dificuldade nessa lista, e depois passe para os mais complicados. Dessa forma, aos poucos seu sorriso se tornará bem mais saudável e você poderá desfrutar de todos os seus benefícios.