Reforma em casa; 5 vantagens que uma reforma proporciona

Fazer uma reforma em casa não é algo tão simples quanto parece. Afinal de contas, é necessário considerar muitos pormenores, ainda mais quando envolve modificações estruturais, com alterações do layout, projetos elétricos, entre outros.

No entanto, a reforma pode ser muito benéfica, ainda mais para quem busca renovar os ambientes e valorizar o imóvel.

A recomendação é sempre contar com um profissional especializado e ter um planejamento prévio em mãos, antes de começar a reformar a sua casa. Sem essa organização e profissionalismo, você pode ter muitos problemas com a obra.

Por esse motivo, separamos algumas vantagens que uma reforma proporciona, que vão te convencer a iniciar um planejamento para reestruturação da sua casa. Acompanhe a leitura!

 

1 – Maior valorização do imóvel

Realizar uma reforma na sua casa, mesmo que simples, é uma forma de valorizar o seu imóvel. Afinal, estamos fazendo uma melhoria; portanto, isso terá influência no preço final de negociação do empreendimento.

Por exemplo, ao fazer um fechamento de vidro na sacada, os benefícios são inúmeros, começando pelo melhor aproveitamento de espaço e pelo sofisticação estética.

Por isso, os apartamentos com varandas e sacadas envidraçadas tendem a ser muito mais valorizados, em comparação com os imóveis que não investiram nesse tipo de reforma.

 

2 – Melhor aproveitamento de espaço

Quando falamos de reforma, não tratamos apenas dos serviços que derrubam as paredes ou constroem cômodos totalmente novas. A simples instalação de uma mobília planejada também é uma alteração, que contribui com a valorização do local.

Além disso, ao optar por moveis planejados quarto casal, por exemplo, é possível ter um excelente aproveitamento de espaço, tendo um cômodo sob medida, funcional e sofisticado.

O mesmo vale para os móveis planejados em outros ambientes da casa, como na cozinha. Com eles, fica mais fácil organizar os utensílios domésticos, além de planejar estruturas para embutir eletrodomésticos (fogão, geladeira, cooktop, etc).

 

3 – Alto ganho estético

Sem dúvidas, a reforma é uma das melhores maneiras de melhorar a aparência do imóvel, conferindo um estilo totalmente novo ao ambiente e colaborando para um alto valor estético do bem imobiliário.

Inclusive, a recomendação é consultar um profissional especializado, como arquiteto ou designer de interiores para realizar modificações que sejam realmente atraentes.

Para as áreas externas, ter um paisagismo piscina também é uma maneira de imprimir uma estética agradável.

 

4 – Grande satisfação

Fazer uma reforma em casa também é atender a uma satisfação pessoal. Afinal de contas, só pensamos em alterar alguma coisa nos ambientes, quando não estamos totalmente satisfeitos com a aparência e funcionalidade do local.

É possível começar com coisas simples, como:

 

  • Uma nova pintura;
  • Mudar os móveis de lugar;
  • Modificar a decoração;
  • Investir em uma iluminação nova;
  • Entre outros.

 

Sendo assim, mesmo na simples alteração no layout da sala ou em uma reforma fachada, um dos melhores ganhos é a satisfação de chegar em casa e se deparar com o imóvel dos seus sonhos.

Tudo isso não precisa ser feito às pressas. Se não houver problemas maiores, você pode fazer a reforma aos poucos.

 

5 – Melhoria das questões técnicas

No caso de alguns imóveis antigos (ou até mesmo novos), a reforma não é só por uma questão estética, mas também envolve aspectos técnicos.

Por exemplo, uma vazamento ou infiltração deve ser corrigido o quanto antes, para evitar o comprometimento das paredes e do teto, bem como outros problemas, como mofo.

Por esse motivo, além de todas as vantagens mencionadas acima, as reformas também são uma excelente maneira de corrigir problemas.

No caso dos imóveis antigos, algumas mudanças são absolutamente necessárias, como um novo projeto elétrico, já que os mais velhos não foram projetados para suportar os aparelhos e eletrodomésticos contemporâneos.

Para essas reformas, certifique-se de contratar um bom engenheiro ou arquiteto, uma vez que elas são mais delicadas, justamente por envolver questões técnicas.

Afinal de contas, uma instalação elétrica mal feita, por exemplo, pode ser de grande risco para você e sua família.

 

Conclusão

Muitas pessoas têm medo de iniciar uma reforma devido a “dor de cabeça” de uma obra. No entanto, em alguns momentos, elas são extremamente necessárias, ainda mais quando é preciso corrigir erros técnicos.

Para quem está postergando uma reforma, vale a pena levar em consideração a importância da mudança, já que além do conserto de problemas, ela também é capaz de valorizar o seu imóvel e satisfazer os moradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *