Qual o melhor investimento, uma reforma ou uma nova casa?

Decidir se o melhor investimento é comprar ou reformar uma casa pode não ser uma tarefa fácil, afinal, muitas coisas devem ser levadas em conta.

O brasileiro sempre sonhou com a casa própria, e tê-la está entre as prioridades da maioria das pessoas. Algumas encontram nos imóveis mais antigos a oportunidade que esperavam, mas aí é necessário investir em uma reforma, o que demanda alguns cuidados.

A compra de uma casa ou apartamento novo, por outro lado, não depende desse trabalho, mas custa um pouco mais.

Pensando nesses prós e contras, vamos falar sobre as vantagens de comprar ou de reformar um imóvel, para você fazer a melhor escolha de investimento. Confira!

 

Vantagens da reforma

Se você andar pelos bairros mais antigos da sua cidade, certamente verá quantos imóveis antigos estão abandonados, até mesmo em áreas nobres, simplesmente por serem mais velhos.

A maioria das casas antigas é bem localizada e esta já é uma boa razão para considerar a reforma. Se você tentar comprar algo novo nesses bairros, vai se surpreender com o valor.

A personalização é outra vantagem das reformas de casas, uma vez que com a ajuda de um bom profissional, é possível adaptá-las às necessidades da vida moderna.

Você pode se inspirar em algumas ideias que encontrar na internet para transformar um imóvel antigo em algo completamente novo.

Levando em conta essas duas vantagens, chegamos a uma terceira, que é o bom investimento. Isso porque as casas antigas, além de bem localizadas, são maiores e possuem itens raros que poderão ser aproveitados com muito estilo.

A decoração vintage está em alta e você pode fazer uma retrofit arquitetura, preservando alguns aspectos e a própria história da construção, mas, claro, se estiverem em bom estado.

Esse tipo de intervenção se concentra em pontos que são considerados os mais importantes de serem recuperados e adaptados, como:

  • Encanamentos;
  • Fiação;
  • Iluminação;
  • Pisos;
  • Fachada;
  • Telhados;
  • Pintura.

Uma casa nova, geralmente, é localizada mais distante do centro. Além disso, imóveis na planta ou que você mesmo vai construir vão demorar o dobro ou até o triplo do tempo de uma reforma.

No fim das contas, você terá algo novo e preservado, valendo muito mais do que o preço que você pagou.

 

Vantagens da compra

Por outro lado, algumas pessoas preferem comprar algo novo ou mais moderno, o que é perfeitamente compreensível.

São opções que possuem uma estrutura completamente nova, materiais modernos, visual em alta e pouca manutenção. Só que, obviamente, vai custar mais caro.

Uma casa nova demanda maior investimento do que em reformas construção civil, mas traz muitas facilidades para o comprador. Exemplos disso são o consórcio e o financiamento.

O financiamento permite que a pessoa tenha acesso imediato ao bem, enquanto o consórcio é livre de burocracias e taxas de juros.

Outra vantagem do consórcio é que se trata de um investimento planejado, que permite ao comprador se organizar financeiramente, pagando taxas baixas.

Além disso, a contratação pode ser feita online, sem os pormenores que envolvem o financiamento. Você pode escolher a casa ou apartamento que sempre quis, no bairro que gostaria de morar e sem perder o controle do dinheiro.

A compra de um imóvel usado, mas não antigo, também se configura como uma boa escolha. Você também pode fazer algumas melhorias, como forro de gesso tabicado, mudar a pintura dentre outras opções.

Contudo, essas são apenas opções e não uma necessidade, como acontece com as construções antigas.

O ideal é você comparar aquilo que realmente atende às suas necessidades do momento, uma vez que as duas oportunidades têm suas vantagens.

 

Conclusão

Comprar ou reformar são duas escolhas distintas, mas se configuram como um investimento, isso porque realizar o sonho da casa própria é sempre vantajoso.

O primeiro passo, contudo, é pesquisar e analisar com calma, tendo em vista as suas necessidades e possibilidades financeiras.

Não ter pressa na hora de fazer esse investimento é o segredo para uma boa escolha, pois você estará comprando algo para a vida toda, certo? Então, não há espaço para arrependimentos.

Também leve em conta o seu dia a dia e a rotina da(s) pessoa(s) que vive com você, como a necessidade de morar próximo ao trabalho ou à escola das crianças, seus horários, o quanto está disposto a esperar e, claro, o seu orçamento.

Pesando cada um desses pontos com calma e cuidado, você vai descobrir o que atende melhor a sua realidade, se é a reforma da casa ou um novo imóvel.    

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *