Qual é a melhor estratégia de marketing digital que pode gerar um resultado a curto prazo?

Hoje em dia, é fundamental para qualquer empresa estabelecer uma estratégia de marketing. Para ganhar espaço no mundo digital, muitas empresas começam a aplicar ações de engajamento que tentam alcançar essa nova fatia de mercado.

Entretanto, muitas das estratégias atuais de marketing digital tem uma proposta de longo prazo, com análises de mercado, criação de público-alvo e ações de engajamento e criação de uma rede de relacionamento entre marca e consumidor.

Uma empresa de montagem de stands para feiras pode se beneficiar muito com ações de marketing para alcançar um público maior.

Entretanto, é preciso pensar também nas estratégias de resultados mais rápidos, para manter a saúde financeira da empresa  enquanto busca organizar o planejamento de médio e longo prazo.

O primeiro e mais importante passo para sua estratégia é saber onde você pretende chegar com suas atividades.

Dessa forma, você determinará quais ações serão tomadas para alcançar seus objetivos, identificando os problemas e necessidades que podem surgir do trabalho que está sendo organizado.

Neste momento, é ideal estabelecer algumas metas de curto prazo para conseguir nortear suas ações, planejando objetivos palpáveis e trabalhando para alcançá-los

Quando você trabalha com um prazo curto, é importante delimitar o que exatamente está tentando alcançar. Dentre as muitas opções, possíveis, você pode se focar em:

  • Número de visitantes;
  • Criação de leads;
  • Aumento de engajamento orgânico;
  • Conversão de vendas.

Dessa forma, você estará muito mais preparado para compreender quais ferramentas serão utilizadas para conquistar os resultados que deseja.

 

Ações de marketing de curto prazo

É fundamental pensar em ações que terão resultados rápidos quando você está estruturando uma estratégia de curto prazo.

No entanto, é importante lembrar que essas ações devem ser tomadas em conjunto com as opções mais tradicionais, para gerar um resultado melhor durante todo o período de trabalho.

Seja em uma sala comercial compartilhada ou no seu escritório, é esse o momento de usar as ações de marketing como um facilitador de negócios.

 

1. E-mail marketing

Formulários e newsletters são excelentes opções de criação de relacionamento. Engajar seu público nesses formatos permite que eles recebam diretamente seu material promocional, gerando um engajamento imediato com esse público. 

 

2. Impulsionamento

Muitas redes sociais tem opções de publicações patrocinadas. Através delas, é possível alavancar um anúncio ou conteúdo de suas redes para um público muito maior, com um gasto relativamente mais baixo que outras mídias tradicionais.

Com essas ferramentas, o resultado é quase imediato, uma vez que muitas pessoas de fora de sua bolha social terão contato com sua empresa. 

Para ações de engajamento que geram público, essa opção é excelente para alavancar seus números em uma determinada rede.

Se você trabalha com entrega de documentos, impulsionar um anúncio pode fazer você alcançar pessoas que precisam do serviço mas não o encontrariam normalmente.

Também é possível criar testes de conteúdo usando essa estratégia. Você pode lançar duas ou três chamadas diferentes para identificar qual delas possibilita uma maior conversão. Assim, pode se programar para usar as mais aceitas por um tempo maior.

 

3. Otimização

Através de ferramentas de análise, você pode identificar elementos de seu site que precisem de ajustes. Uma das principais ferramentas para identificar o fluxo de seu site é a taxa de rejeição.

Essa métrica analisa páginas que as pessoas entram e vão embora antes de procurar mais conteúdos.

Muitas vezes, otimizar sua página, tornando-a mais rápida e ajeitando alguns detalhes como links para outras publicações e acessos, pode acabar melhorando o resultado geral.

 

4. Treinamento

Boa parte da conversão de vendas nessa primeira etapa é justamente através de um bom atendimento.

Por mais que a internet permita uma série de automações na jornada de compra, o atendimento pessoal é fundamental.

Portanto, ter uma equipe qualificada é um ponto essencial para conseguir fechar negócios nessa primeira etapa, enquanto você ainda está tentando criar sua estabilidade na internet.

 

Porque desenvolver estratégias a curto prazo?

A primeira etapa de um planejamento de marketing envolve diretamente o conhecimento de seu público-alvo e do mercado em que você está inserido.

As ações de curto prazo conseguem gerar relatórios de análise que permitem compreender a métrica aplicada nesse tipo de engajamento, identificando pontos fortes de sua empresa e quais etapas devem ser repensadas ou melhor desenvolvidas.

Para trabalhar com entregas rápidas é importante identificar as reais necessidades da ação de marketing para um bom engajamento.

Esse diagnóstico é fundamental para conseguir aplicar, com o tempo, as estratégias mais longas de engajamento, mantendo a saúde da empresa desde a primeira etapa até a estabilização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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