Quais os custos da aviação civil

A aviação é um tema pelo qual muitas pessoas são apaixonadas. Ele encanta através de máquinas incríveis e cada vez mais modernas, alta velocidade, adrenalina e o transporte de milhares e milhares de pessoas por dia.

Sabendo disso, entender mais sobre o meio é fundamental. A aviação civil, por exemplo, chama atenção por diversos fatores e é o grande sonho de muitas pessoas. Nela, viagens aéreas são possíveis em para vários lugares do Brasil e do mundo, e com a concorrência, passagens aéreas promocionais são disponibilizadas o tempo todo.

Sendo assim, separamos aqui tudo sobre a aviação civil e seus custos. Confira abaixo!

O que é aviação civil?

Em primeiro momento, vale entender o que é essa modalidade e como ela se diferencia.

Aviação civil pode ser definida como qualquer tipo de aviação que não é realizada com fins militares. Ou seja, exemplos como voos comerciais e transporte de cargas se encaixam nessa categoria.

Ela possui dois tipos:

  • Transporte aéreo: envolve todo transporte comercial de passageiros e cargas;
  • Aviação geral: envolve todo o restante, como o meio agrícola, taxi aéreo, categoria experimental, desportiva e executiva.

Cursos para ingressar na aviação civil

Como citamos, trabalhar com aeronaves é o sonho da vida de muitas pessoas. No entanto, ingressar nesse meio exige preparação com cursos, bem como uma série de medidas que devem ser tomadas anteriormente.

Para quem deseja ingressar de cabeça no meio, existe a opção de fazer uma graduação em aviação civil. No curso é possível aprender conteúdos como aerodinâmica do voo, meteorologia e tráfego aéreo. A duração total é de 3 anos e o profissional fica habilitado para ingressar em áreas administrativas também.

Custos para ingressar no ramo da aviação civil

Fazer um curso para entrar no meio é fundamental, no entanto, é de conhecimento geral que isso possui certo custo.

Os cursos profissionalizantes podem ser encontrados em valores de cerca de 500 reais mensais. Já a graduação, por ser uma área mais específica e que pleiteia cargos mais altos, custa em torno de 1000 reais mensais.

Sendo assim, tentar uma bolsa nas universidades que oferecem o curso é uma boa opção para quem não possui esse investimento todos os meses.

Profissões da aviação civil

Os custos da aviação civil são bem altos, porém, também sabe-se que os valores recebidos pelos profissionais do meio são recompensadores.

Os cargos na área são muitos, como exemplo piloto, co-piloto e comissários de bordo. No nicho administrativo as possibilidades são ainda maiores, pois envolvem compra e venda de aeronaves, escala de voos e até mesmo os profissionais da saúde que cuidam do bem-estar dos pilotos e comissários.

Além disso, o crescimento de carreira dentro do meio é real, já que cada área precisa de chefia. Sendo assim, todo investimento relacionado a cursos e preparação terá retorno após estar inserido dentro do nicho.

A aviação civil é um grande sonho. Através dela pode-se viajar pelo mundo todo, conhecer novas culturas e lugares diferentes todos os dias. Sendo assim, sabendo dos curtos para trabalhar dentro do meio, você já pode começar a se preparar. Com toda a certeza o investimento é justo e trará frutos muito positivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *