Quais atividades você pode fazer com seu filho em casa?

Com as medidas de isolamento social, recomendadas para a contenção da Covid-19, muitos pais estão passando mais tempo com o filho em casa, sendo uma oportunidade perfeita para investir em novas atividades com as crianças.

Além disso, é o momento de aprender e ensinar, pois muitas brincadeiras podem ser usadas para passar novos conhecimentos aos pequenos.

Mesmo com a abertura gradativa dos espaços públicos em muitas cidades brasileiras, muitas escolas optaram por continuar suas aulas à distância, envolvendo cada vez mais os pais no ensino e aprendizagem dos seus filhos.

No artigo de hoje, saiba quais atividades você pode fazer com seu filho em casa para aproveitar o tempo da melhor maneira possível.

 

Um dia de fantasia

As crianças adoram brincar de faz-de-conta. Nesse sentido, uma boa maneira de incentivar a criatividade e brincar é propor um dia para se fantasiar com seus filhos.

Os pais podem sugerir para que as próprias crianças confeccionem a sua fantasia infantil colorida, como máscaras e roupas.

Outra alternativa é a criação de fantoches, que podem ser feitos com materiais que você tem em casa, com meias velhas, papel, embalagens de plástico, etc.

 

Faça receitas com as crianças

Os pais podem cozinhar e, ao mesmo tempo, brincar com as crianças. Deixe que seus filhos auxiliem na escolha das receitas, higienização dos alimentos e manuseio dos ingredientes.

Normalmente, muitas escolas usam o famoso “recreio” para ensinar aspectos de limpeza dos vegetais e legumes, correta higienização das mãos,e alimentação saudável, justamente com atividades de cozinha.

É uma iniciativa comum em jardim de infancia 5 anos, por isso, caso o seu filho esteja nessa faixa etária, é uma boa alternativa para se divertir e aprender em casa.

 

Realize atividades físicas

As atividades físicas são fundamentais para todas as fases. Elas ajudam as crianças no desenvolvimento corporal, além de outros benefícios, como:

 

  • Melhora a postura e o equilíbrio;
  • Fortalece os ossos e músculos;
  • Ajuda na autoestima;
  • Diminui as chances de depressão.

 

Sendo assim, estimule a realização de atividades físicas em casa, como andar de bicicleta, ou até mesmo jogos infantis (pique-esconde, queimada, entre outros).

 

Conte histórias

As crianças são envolvidas por histórias desde cedo. É comum que no berçario 2 idade muitas professores façam a leitura de livros para que os pequenos possam dormir e relaxar um pouco.

Essa atividade pode ser reproduzida em casa. Uma dica é começar com as fábulas e histórias da nossa cultura tradicional, para que seus filhos possam conhecer um pouco mais das narrativas, lendas e contos.

 

Faça campeonatos de jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são ótimos para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e do raciocínio lógico das crianças. Por esse motivo, uma dica é fazer campeonatos desses passatempos com toda a família.

Lembre-se de procurar por jogos adequados à idade dos seus filhos, para que eles possam acompanhar as brincadeiras.

 

Desenhe com seus filhos

O desenho é uma boa maneira de estimular a criatividade das crianças. Além disso, não é uma atividade difícil de ser realizada – com papel e lápis de cor, seu filho já pode fazer a festa em casa.

Os pais também podem contribuir e desenhar junto, afinal, é uma excelente forma de passar um dia agradável com os pequenos.

Para divertir ainda mais as crianças, você pode substituir os lápis de cor por tinta guache, ou até mesmo giz de cera.

 

Conclusão

Conviver com seus filhos é uma das melhores coisas da vida, uma vez que sabemos que as crianças têm muita energia e elas precisam ser entretidas.

Com essas simples atividades, você pode distrair e ainda ensinar os pequenos de uma forma divertida e animada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *