Por que ter um blog informativo no seu site?

Ter um blog informativo é quase uma exigência para as marcas que desejam alcançar reconhecimento, educar o público e gerar leads (potenciais clientes).

Afinal, a produção de conteúdo relevante tornou-se uma das principais estratégias de marketing digital da atualidade.

De acordo com um levantamento realizado pela ContentPlus, as empresas que adotam blogs como parte da estratégia de marketing têm 434% a mais de páginas indexadas nos mecanismos de busca, como o Google, em comparação com as que não usam. 

Ou seja, o aumento de tráfego orgânico é bastante significativo.

Além do mais, os blogs informativos trabalham lado a lado com o marketing de conteúdo e, por conta disso, conseguem gerar até 3 vezes mais leads, segundo o Demand Metric.

No artigo de hoje, saiba o porquê de ter um blog informativo no seu site e conheça todos os benefícios da estratégia para o seu planejamento de marketing. 

 

4 vantagens de ter um blog informativo

Os blogs são páginas da internet centradas na divulgação de conteúdo, normalmente em formato textual, mas também há materiais em áudio, vídeo ou imagem. 

Ou seja, essas plataformas funcionam como uma biblioteca de vários temas, que disponibilizam informações relevantes aos usuários.

Mas qual o privilégio de ter um blog para a sua marca? Abaixo, separamos alguns dos pontos positivos da criação de conteúdo para marketing digital.

 

1 – Maior visibilidade

Os blogs são capazes de melhorar a visibilidade da sua empresa na internet. 

Afinal de contas, quando alguém procurar por um curso de reciclagem cnh, por exemplo, pode encontrar as informações na sua página e, assim, conhecer a sua autoescola (ou qualquer outro negócio do ramo).

 

2 – Melhor rankeamento no Google

Hoje em dia, grande parte das buscas na internet são feitas pelo Google. Por isso, aparecer com uma boa classificação entre os resultados de pesquisa é a chance de aumentar o tráfego orgânico e, consequentemente, o número de leads.

Com os blogs, é possível aplicar a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, e assim, alcançar um bom rankeamento e aumento do tráfego orgânico.

Entre as principais técnicas de SEO, destacam-se:

 

  • Uso de palavras-chave;
  • Criação de conteúdo relevante;
  • Boa experiência do usuário;
  • Facilidade de navegação em dispositivos móveis.

 

Dessa forma, quando alguém procurar por auto escola, por exemplo, poderá visualizar o seu blog e conhecer mais sobre o seu negócio.

 

3 – Educa o público

A possibilidade de educar o público é uma das principais vantagens em ter um blog. 

Com a plataforma, é possível mostrar às pessoas a importância do seu produto ou serviço, sem necessariamente mencioná-los.

Por exemplo, em um artigo podemos apresentar a obrigação dos motoristas frequentarem uma auto escola para habilitados e, com isso, o público verá que é preciso contratar o serviço da sua empresa.

 

4 – Bom relacionamento com a web

Os blogs ajudam a criar um bom relacionamento da sua marca com o restante da web. Isso ajuda no SEO e, mais ainda, aumenta o reconhecimento da sua empresa.

Uma maneira de fazer isso é por meio de hiperlinks, citações e menções nos conteúdos, uma prática conhecida como link building. Mas também é possível chamar convidados e especialistas para escreverem no blog, nos chamados guest posts.

O público gosta de artigos de convidados, pois eles sentem que estão consumindo uma informação de qualidade, já que o conteúdo é escrito por um profissional da área.

 

Conclusão

Os blogs informativos são extremamente importante para as estratégias de marketing digital e para atrair potenciais clientes. 

Além disso, o investimento é muito acessível, o que torna o ROI (Retorno sobre Investimento) bastante vantajoso para todos os tipos de empreendimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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