Ponto de vendas; 5 dicas para melhorar a exposição do produto no ponto de vendas

Ter um ponto de vendas (PDV) é uma das melhores formas de atrair potenciais clientes para o seu negócio, através da exposição e divulgação dos produtos.

Como grande parte dos processos de decisão de compras são feitos por impulso, é muito comum que as pessoas escolham comprar algo no próprio ponto de venda. Por esse motivo, é fundamental saber o método correto de divulgar as mercadorias.

Afinal de contas, quando os produtos estão bem dispostos e em locais estratégicos, as chances de venda aumentam consideravelmente, bem como a atração de novos consumidores interessados.

Vale dizer que o PDV pode ser usado para expor uma grande infinidade de produtos: desde alimentos, até o lançamento de um notebook novo

No artigo de hoje, conheça algumas dicas para melhorar a exposição do produto no ponto de vendas e conquistar mais clientes.

 

1 – Tenha uma ótima identidade visual

A primeira dica é caprichar na identidade visual, já que são as cores e as imagens as grandes atrações do seu ponto de venda.

Por isso, não poupe recursos. Algumas alternativas para ajudar na divulgação do seu produto são:

 

  • Placas;
  • Artigos de decoração;
  • Cartazes;
  • Banners;
  • Móbiles;
  • Entre outros.

 

É importante seguir o padrão visual da sua marca, para que o público identifique o seu produto com maior facilidade. A ideia é criar um ambiente convidativo para o cliente, mas cuidado com os exageros.

 

2 – Exponha os produtos de maneira organizada

Os produtos do seu PDV devem ser organizados de forma eficiente, priorizando as mercadorias que se deseja destacar para orientar melhor o fluxo de vendas.

Por exemplo, no caso da exposição de vinho de presente, a dica é ocupar as prateleiras de cima a baixo com variações da mesma marca, para criar um padrão vertical de visualização.

Outra dica é organizar as mercadorias em linhas encarteladas, ainda mais quando a embalagem favorece a exibição. Dessa forma, o visual fica harmônico, além de facilitar a manipulação dos produtos pelos clientes.

 

3 – Dê atenção à iluminação

Um ponto de vendas mal iluminado e com partes escuras pode comprometer a eficiência de divulgação dos seus produtos, além de causar uma má impressão aos clientes.

Como consequência, há uma redução do fluxo de vendas e o resultado é a perda de grandes oportunidades, além da diminuição dos ganhos.

Sendo assim, um dos trunfos do seu PDV é a iluminação. Ela deve ser capaz de tornar os seus produtos mais atraentes e conquistar o público.

Para isso, vale deixar todo o seu estabelecimento mais claro, além de focar as luzes em pontos específicos, que são os itens que você deseja destacar.

Caso você esteja expondo máquinas ou produtos maiores, como uma divisora de massa, por exemplo, vale a pena dar destaque a só um local para o equipamento, com um spot de luz voltado para o item.

 

4 – Estimule a interação do público

A interação do público é uma das melhores maneiras de conseguir cativar mais clientes no seu PDV. Essa técnica é muito comum nos mercados, em que é possível fornecer uma amostra grátis de um alimento, para o cliente experimentar.

Percebe-se que o marketing sensorial é de grande valia para o ponto de venda. Por esse motivo, vale a pena investir em artigos que estimulem mais do que a visão da audiência.

Por exemplo, é possível expor um brinquedo estimulação sensorial, permitindo que as pessoas toquem no produto.

 

5 – Destaque as promoções

As promoções já chamam automaticamente a atenção de mais clientes, visto que todo mundo quer ter uma oportunidade de pagar mais barato.

Por isso, uma ótima maneira de atrair o público é justamente destacando quando há ofertas ou alguma promoção no seu estabelecimento.

Busque usar cores mais convidativas e chamativas, como o vermelho, o amarelo e o laranja, para evidenciar preços e as oportunidades.

 

Conclusão

Fazer uma divulgação em ponto de venda é uma das maneiras mais eficientes de conquistar consumidores, ainda mais porque grande parte das decisões de compra são tomadas por impulso.

Por essa razão, é fundamental construir um ambiente convidativo para o público, para atrair os clientes interessados e aumentar as chances de venda.

O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira possível. Dessa forma, é certo que a sua empresa irá conquistar a audiência e ampliar consideravelmente os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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