O que falta na sua loja online para começar a dar certo?

O avanço da internet e a expansão dos dispositivos móveis modificou o comportamento do consumidor atual, que cada vez mais procura por uma loja online, como uma alternativa para adquirir produtos e serviços.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde março de 2020, 107 mil estabelecimentos aderiram à venda online, apresentando um crescimento de mais de 10 mil novas lojas online por mês.

Muito disso, deve-se à pandemia da Covid-19, que acelerou a incorporação das tecnologias virtuais em muitos empreendimentos. 

Mas essa ampliação dos e-commerces já era algo esperado, já que abrir uma loja online pode ser muito mais vantajoso, pois não há custos com infraestrutura.

Mas o que falta na sua loja online para começar a dar certo e obter sucesso no mercado?

O artigo de hoje vai trazer algumas dicas que vão ajudar o seu e-commerce em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Acompanhe!

 

4 dicas para o sucesso da sua loja online

Abrir uma loja online é algo que exige planejamento, assim como qualquer outra empresa. É preciso ter um plano de negócios, com todos os detalhes financeiros, perspectivas, análise de mercado e de público-alvo.

Além disso, é preciso incluir iniciativas que são essenciais para o sucesso do seu e-commerce. Abaixo, confira algumas delas!

 

1 – Tenha um site otimizado

 O número de aparelhos celulares tem crescido nos últimos anos. De acordo com o Panorama do Comércio Móvel no Brasil, 85% dos usuários de smartphones fazem compras online. 

Cerca de 75% dos entrevistados adquirem pelo menos uma mercadoria online por mês, através desses dispositivos.

Por isso, ter um site otimizado é a chance de obter sucesso com a sua loja online, além de aumentar o número de leads (potenciais clientes) e melhorar o reconhecimento da empresa.

 

2 – Engajamento nas redes sociais

As redes sociais são muito populares na internet e, por conta disso, ter uma forte presença nestas plataformas é a chance de melhorar a imagem do seu empreendimento no mercado.

Entre as opções viáveis para investimento, encontram-se:

  • Páginas no Facebook;
  • Conta comercial no Instagram;
  • Páginas no LinkedIn;
  • Usuário do Twitter.

Além disso, é possível melhorar ainda mais o engajamento com uma comunicação eficiente em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp Business.

 

3 – Embalagens personalizadas

Além de um planejamento voltado para ações online, o seu e-commerce também precisa cuidar dos detalhes para o envio de produtos. Uma alternativa é investir em embalagens papel personalizadas, que transmite profissionalismo e credibilidade ao público.

Os invólucros também são ótimos artigos de marketing, pois eles ajudam a audiência a identificar a marca com mais facilidade, o que contribui para a imagem da empresa.

 

4 – Sistemas logísticos eficientes

Os e-commerces mais bem avaliados são aqueles que oferecem uma entrega eficiente e rápida. Por esse motivo, é fundamental ter um sistema logístico completo e, se necessário, investir em uma parceria de moto entrega para envio de mercadorias com agilidade.

Atualmente, existem aplicativos em que é possível cadastrar a sua loja e as entregas são feitas pelo próprio software, que firma contratos com motoqueiros e entregadores pelas regiões.

Um exemplo muito comum são os aplicativos de delivery de comida. 

No entanto, isso não dispensa a necessidade de um site, visto que grande parte das pessoas pode procurar por mais informações sobre o seu estabelecimento, antes de fechar um frete de moto para entrega.

 

Conclusão

O investimento em lojas online é o futuro do mercado. Por isso, quem ainda não procurou inovações em ambientes virtuais, esse é o momento certo, já que a internet aumenta o potencial de venda e tem sido a opção preferida dos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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