Noções Básicas Que Você Precisa Ter Sobre Filtros Hidráulicos

A maioria das aplicações hidráulicas móveis e industriais contém componentes usinados de precisão que são sensíveis ao desgaste e podem causar danos. 

 

Fluidos hidráulicos contaminados são a principal razão para falha prematura e baixo desempenho de um sistema hidráulico. 

Contaminantes

 

Os contaminantes químicos e partículas presentes no óleo hidráulico resultarão em desgaste acelerado do componente, corrosão, bloqueio do orifício, degradação do óleo e muito mais. 

 

Contaminantes entram no sistema como resultado de defeitos de fabricação, baixa qualidade/limpeza do fluido e processo de enchimento, além de má manutenção. 

Como você remove os contaminantes e protege seu sistema hidráulico?

 

Com o investimento em filtros hidráulicos. Eles são importantes equipamentos utilizados comumente em todos os sistemas hidráulicos para a remoção de contaminantes insolúveis do óleo hidráulico. 

Construção dos filtros

 

Os filtros são construídos com uma tela fina de malha de arame e são adequados para remover partículas grandes. 

 

Os filtros são meios de filtração normalmente usados ​​contendo invólucro de aço fabricado com uma entrada e uma saída. 

A capacidade máxima de acumulação de partículas estranhas dos filtros tornou-a altamente adaptável na hidráulica. 

Filtração

 

A filtração é o processo usado pela indústria hidráulica para remover contaminantes do fluido hidráulico que circula pelo sistema. 

 

Os filtros instalados neste sistema passarão fluido através dele, bloqueando os contaminantes e passando o óleo hidráulico filtrado. 

 

O fluido claro obtido após passar pelo sistema é chamado de filtrado e os contaminantes coletados são chamados de resíduo.

Desempenho de um sistema hidráulico

 

O desempenho de um sistema hidráulico é medido pela sua capacidade de retenção de sujeira. Existem três métodos para entender a eficiência de um filtro. Inclui classificação nominal, classificação absoluta e classificação beta. 

Classificações

 

A classificação nominal é o valor atribuído pelo fabricante e a classificação absoluta é baseada no tamanho da maior partícula que pode passar pelo sistema. A indústria hidráulica utiliza amplamente testes beta, baseados no método multipass. 

 

É necessário alterar os filtros após um determinado período de tempo para remover a partícula contaminada coletada pelo filtro. Caso contrário, um filtro danificado pode bloquear a passagem de fluido ou o meio filtrante será danificado.

Tipos de filtro de óleo hidráulico

 

Os filtros de óleo hidráulico têm inúmeras vantagens na indústria hidráulica. Eles estão disponíveis em diferentes tipos com base nos aplicativos. 

 

Os filtros de óleo hidráulico podem ser classificados de acordo com o método de filtragem, localização do filtro, tamanho dos poros e quantidade de óleo filtrado. 

 

Para selecionar um filtro adequado que corresponda ao seu sistema, é necessário considerar a pressão, o tipo de fluido, a vazão, a resistência, a porcentagem de contaminantes e a limpeza ideal. 

 

Filtros de sucção, filtros de pressão, filtros de retorno e filtros offline são os principais tipos que têm no mercado atualmente. Cada um com suas características.