Intagram e Twiiter; Como potencializar um e-commerce utilizando apenas as duas redes?

O Twitter e o Instagram são duas das redes sociais mais populares do mundo. Seus números não param de crescer, com milhões de usuários acessando diariamente ambas as plataformas.

Pensando nisso, diversas empresas começaram a apostar suas estratégias de marketing digital dentro das redes, para tentar alavancar mais seus negócios e criar uma base de fãs fidelizada.

Assim, vender doces finos para festa nas redes sociais pode ser uma excelente proposta.

O uso de redes sociais pelos e-commerces tem sido cada vez mais difundido. Essa tendência parece estar cada vez mais se fortalecendo, criando um vínculo entre o trabalho desenvolvido nas estratégias de marketing e a utilização dessas ferramentas.

Isso porque as redes sociais extrapolam o simples marketing. É preciso criar conteúdo e engajamento direto com o público, oferecendo um diferencial de seus concorrentes para se engajar melhor.

A utilização de redes sociais em sua estratégia de marketing digital deve pensar nos seguintes pontos:

  • Determinar o público-alvo;
  • Definir a linguagem de comunicação;
  • Criar conteúdo de valor;
  • Interação com público.

Com esses elementos, é crucial estabelecer um bom desenvolvimento entre sua marca e os consumidores, uma vez que seus clientes estarão se sentindo valorizados pela companhia.

As redes permitem ainda uma série de análises de resultados referentes a suas ações de marketing. Avaliar as métricas oferecidas por cada plataforma é fundamental para identificar os pontos positivos e as fraquezas de sua campanha.

Até mesmo divulgar a venda de bolo caseiro de laranja pela internet pode gerar resultados muito positivos.

 

Usando o Instagram

O Instagram é uma ferramenta fundamental para negócios. A rede social de estilo de vida oferece conteúdos em fotos e vídeos e pode servir como uma vitrine virtual para apresentar seu conteúdo.

 

1.    Crie um perfil adequado

O Instagram é uma rede social que preza pela imagem. Por isso, um perfil profissional deve ser adequado para receber clientes. Não deixe as publicações muito poluídas para que as pessoas não se percam nos conteúdos.

Apesar de existir uma parte de texto para a biografia, o Instagram não funciona com longas publicações. Aqui, investir na identidade visual de sua empresa é muito mais impactante.  

 

2. Use hashtags

As palavras-chave são fundamentais para o funcionamento da empresa. As hashtags são uma forma fácil e eficiente de difundir seu conteúdo, mas é importante compreender seu uso para não exagerar.

Colocar hashtags demais pode fazer você perder seu engajamento, e a utilização incorreta dessas palavras chave pode acabar atraindo um público que não deseja encontrar seu conteúdo no momento.

Você pode encontrar muitos interessados no seu e-commerce de forma de chocolate usando as tags corretamente.

 

3. Conteúdo

É importante levar em conta que o conteúdo do Instagram, por ser focado em imagens e vídeos, deve ser informativo.

Simplesmente colocar imagens de seus produtos não vai ajudar a engajar seu público, sendo preciso a criação de matérias e imagens interessantes que atraiam mais pessoas.

 

4. Stories

Uma das principais ferramentas de engajamento do Instagram são os Stories. Esses vídeos curtos somem depois de 24 horas, mas são perfeitos para mostrar um lado mais humanizado da empresa.

Aproveite os Stories para criar conteúdo de making of, mostrando o dia a dia de sua empresa. Além disso, ações exclusivas e limitadas podem ser utilizadas nessa ferramenta para um melhor aproveitamento.

Você pode, por exemplo, divulgar nos Stories uma promoção de bolo simples de fubá para aumentar o engajamento.

 

Engajando no Twitter

O Twitter é uma ferramenta para comunicação massiva. Suas mensagens alcançam quantidades absurdas de pessoas em um tempo muito rápido. 

Além disso, é muito mais barato utilizar a tecnologia, que requer somente um celular e vontade de comunicar-se com pessoas.

Isso porque o Twitter funciona muito melhor quando você trata seus clientes de modo exclusivo. Ao criar publicações marcando uma pessoa em particular, você gera um vínculo de relacionamento imediato com ela, que acabará preferindo interagir com sua empresa.

Ademais, pelo tom rápido e dinâmico do Twitter, é importante mostrar personalidade na rede. Um Twitter robotizado e impessoal está fadado a não conseguir conquistar um bom resultado.

Seja criativo, inovador e você mesmo para que seu público identifique algo especial em sua conta, que o destaque da concorrência.

É válido acrescentar que o botão de “compartilhar” é uma ferramenta útil de engajamento. Procure conteúdo relevante para seu público e atraia novos seguidores para seu e-commerce.

Quanto mais você trabalhar dentro da plataforma, criando parceiros e uma linha de relação, melhores serão as chances de você conseguir resultados ali.

Hoje em dia, saber se destacar em uma rede social pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso para uma empresa. Por isso, mantenha um bom planejamento sobre suas estratégias de marketing por meio do Instagram e do Twitter e ganhe a internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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