Entenda como funciona uma gráfica de sucesso! Veja os vitais trabalhos

A gráfica é uma empresa prestadora de serviços que tem como principal objetivo imprimir documentos, arquivos, materiais, entre outros conteúdos, a partir de trabalhos de rotogravura, flexografia, offset, entre outros.

Embora muitos trabalhos e procedimentos estejam migrando para o ambiente virtual, o serviço das gráficas ainda permanece como um dos mais importantes do mercado, visto que muitos artigos devem ser impressos, pois obrigatoriamente devem ser físicos.

Um exemplo é a placa informativa para banheiro, que é essencial para identificação dos estabelecimentos comerciais, corporativos e empresariais, e que é feito pelas gráficas.

No artigo de hoje, entenda como funciona uma gráfica de sucesso e saiba quais são os principais trabalhos realizados por essas empresas. Acompanhe a leitura!

 

Quais são os principais trabalhos de uma gráfica?

As gráficas trabalham com impressão de vários materiais, porém, há alguns tipos de serviços específicos que asseguram a qualidade dos trabalhos.

A seguir, conheça as principais atividades de uma gráfica.

 

1 – Pré-impressão

A pré-impressão consiste nos ajustes técnicos do documento, antes da impressão propriamente dita. Aqui, o cliente envia o arquivo para a gráfica, que irá avaliar e organizar o bureau de serviços.

Por exemplo, para a impressão de calendário de mesa, é necessário adequar o formato do arquivo, a quantidade e saber exatamente o tamanho, dimensão e orientação do papel. Além disso, por vezes, é preciso corrigir algumas especificações, como cor.

 

2 – Bureau

O bureau consiste na criação das matrizes para a impressão. Atualmente, esse processo é feito em um sistema CLP (Controlador Lógico Programável).

Também é o momento para realização do fotolito, que hoje é um dos tipos de acabamento mais recomendados para impressão.

 

3 – Impressão

No momento da impressão, é possível escolher entre vários tipos. São elas:

 

  • Impressão offset;
  • Impressão digital;
  • Impressão híbrida;
  • Serigrafia;
  • Rotogravura;
  • Flexografia.

 

A impressão offset é uma das técnicas mais usadas e populares. Em geral, ela é aplicada na impressão de cartões de visita, cartazes, folders e livros, bem como materiais de alta tiragem (jornais e revistas).

Inclusive, foi a partir do offset que o setor gráfico evoluiu, superando a tipografia tradicional e permitindo o surgimento de outros tipos de impressão.

Um exemplo é a plotagem a2, muito usada para comunicação visual e desenvolvimento de banners.

 

4 – Acabamentos

Depois que a impressão é finalizada, a gráfica espera que a tinta do material seque por completo, depois leva o arquivo para o acabamento, onde passa por processos de laminação, hotstamping, encadernação e corte.

Depois do acabamento, o material já está pronto para ser entregue ao cliente.

 

Como montar uma gráfica de sucesso?

 

Quem deseja trabalhar com uma gráfica, precisa levar em conta todos os aspectos que envolvem a montagem de um negócio. 

Ou seja, é necessário fazer um planejamento detalhado da empresa, levantando todos os pontos fortes, fracos e aspectos de mercado.

No caso das gráficas, é importante dar especial atenção à localização. Isso porque os estabelecimentos estrategicamente localizados tendem a receber mais clientes, principalmente porque o serviço de impressão é essencial.

Uma dica é dar preferência aos centros comerciais, com grande fluxo de pessoas.

Por fim, vale a pena ficar atento à concorrência. Observe se há alguma gráfica próxima da região onde você deseja abrir o seu negócio, bem como os serviços prestados.

Em pequenos bairros, que já têm uma gráfica consolidada e tradicional, pode ser difícil abrir uma concorrente. Por isso, é necessário fazer uma busca prévia do mercado antes de começar o seu negócio.

 

Conclusão

As gráficas são negócios bem rentáveis, afinal, elas permitem a materialização de inúmeros arquivos digitais. Desse modo, é importante saber bem onde abrir um estabelecimento e, com isso, obter sucesso nos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *