Entenda a importância do acompanhamento médico com os idosos

Em todos os momentos da vida, ter cuidado com a saúde é importante. Mas, quando chega a terceira idade, isso é ainda mais necessário. Nessa etapa, um acompanhamento médico de perto torna-se essencial.

Passar por uma consulta periodicamente e realizar os exames solicitados pelo médico são ações indispensáveis em qualquer faixa etária. Essa preocupação e empenho podem ser fundamentais para se ter maior bem-estar e tranquilidade. 

Levando em consideração o levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2050 a população brasileira deve ter a sua composição formada de cerca de 30% de idosos. 

Nesse sentido, é fundamental que o idoso possa contar com atendimento médico domiciliar, com diagnósticos de qualidade e ter acesso às medicações necessárias para realizar os seus tratamentos. 

Por isso, para que a qualidade de vida nessa idade seja garantida, é essencial investir nos cuidados com a saúde e, dessa maneira, ter a certeza de otimizar as condições de vida ao atingir a terceira idade. 

Conheça a seguir alguns dos motivos pelos quais é importante investir no acompanhamento médico para idosos. 

 

1. Cuidar de doenças crônicas

A faixa etária dos idosos costuma ser acometida pelas doenças crônicas, que demandam cuidados especiais para otimizar a qualidade de vida desses pacientes. 

Entre as mais conhecidas, é possível mencionar:

 

  • Mal de Parkinson;
  • Demência;
  • Mal de Alzheimer;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Limitação da visão e audição.

 

Justamente porque um acompanhamento médico eficiente pode ser importante para reduzir os impactos desses quadros na vida dos idosos, comparecer às consultas é essencial, uma vez que se pode analisar com maior cautela se há a necessidade de intervenções médicas. 

Além disso, vários conselhos profissionais podem ser valiosos para aumentar o conforto dos idosos. Para pessoas com dificuldades com a visão, os exames de rotina e o uso de óculos feminino de sol podem ser indicações fundamentais para melhorar o dia a dia do idoso. 

Por isso, é fundamental comparecer nas consultas médicas quando se atinge a terceira idade, tendo acesso a informações importantes e de grande auxílio. 

 

2. Poder realizar os exames necessários

Para cuidar da saúde de maneira detalhada, os exames são indispensáveis. Mas, para poder fazê-los, é preciso apresentar o pedido médico no laboratório, obtido por meio do comparecimento nas consultas. 

Sendo assim, seja em uma consulta com cardiologista, endocrinologista ou nutricionista esportivo, é por meio da solicitação do profissional que o idoso terá acesso ao pedido, de modo que seja possível agendar os seus exames e fazê-los com tranquilidade. 

 

3. Se manter ativo

Alguns quadros de saúde podem necessitar de maior atenção, e saber como lidar com eles é fundamental para evitar problemas e intervenções médicas mais sérias. 

A hipertensão é uma delas. Assim, é sempre indicado que o paciente realize atividades físicas, utilizando ou não uma anilha para academia, mas é indispensável tomar a medicação para manter a pressão estável. 

Dessa maneira, é por meio de um acompanhamento médico minucioso que se pode ter a tranquilidade de realizar diferentes atividades sem ter o receio de passar por um problema de saúde ou de complicar um determinado quadro. 

 

4. Agir com prevenção

Procurar por um geriatra alguns anos antes de atingir a terceira idade pode ser um caminho bastante positivo para a vida dos futuros idosos, justamente para que essa nova fase chegue sem surpresas ou dificuldades. 

Assim, é possível dizer que a prevenção deve estar entre as principais ações na vida do idoso, que pode aumentar a sua expectativa de vida por estar em constante acompanhamento médico, seguindo os conselhos passados para ele. 

Dessa forma, evita-se uma série de problemas comuns na fase idosa, podendo ter maior tranquilidade no dia a dia. 

 

A importância de passar em consultas 

Ninguém duvida que ter acompanhamento médico em qualquer etapa da vida é um modo de cuidar da saúde com empenho e dedicação. 

Apesar de esse não ser um hábito comum na vida das pessoas, é essencial começar a colocá-lo em dia, o que certamente ajudará quem está chegando na terceira idade a estar mais preparado para os desafios dessa etapa. 

Sendo assim, procurar por um médico de confiança e se dedicar em seguir os conselhos recebidos em consulta são práticas fundamentais para melhorar a qualidade de vida, investindo no bem mais preciso que alguém pode ter: a saúde. 

Por isso, não deixe de lado os cuidados com a sua saúde e tenha a tranquilidade de chegar a essa idade com mais disposição e alegria, desfrutando dos próximos anos com energia e bem-estar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *