DR. EDUARDO AZEVEDO FALA SOBRE HÁBITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

O envelhecimento saudável é um tema que sempre está em alta, independe da época. Porém nos últimos anos, por causa do grande aparecimento de doenças, principalmente aquelas que aparecem após o envelhecimento, esse tema vem ganhando cada vez mais destaque.

Por conta disso, resolvemos trazer aqui nesse artigo, tudo que você precisa saber para conseguir ter um envelhecimento saudável, desde alimentação, hábitos e exercícios.

E nada melhor para falar desse tema do que um especialista não é mesmo? Por isso estamos aqui o ponto de vista do Dr. Eduardo Azevedo em relação a estes hábitos, sabemos que a gama de informação na internet é vasta mas aqui tocaremos nos pontos mais importantes.

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Então se esse tema te interessa, se você quer saber o que precisa mudar hoje para que no futuro você tenha uma vida mais saudável e feliz, esse artigo é para você!

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para começar, vamos começar com as dicas do Dr Eduardo Gomes sobre a alimentação.

Quando falamos “você é o que você come” não é possível estar mais certo, nossos hábitos alimentares definem exatamente como o nosso corpo irá reagir no momento do consumo e no futuro após uma exposição cíclica.

Isso quer dizer que: tanto os malefícios quantos os benefícios de sua alimentação refletirão no seu corpo, e em alguns casos a mudança é imediata, em outros levará anos para que você possa enxergar e/ou ter efeitos positivos ou negativos.

Por conta disso, traremos aqui algumas substâncias e seus benefícios, para que você não deixe de fora de sua alimentação, então vamos falar um pouco delas.

  1. Vitaminas A e C

Primeiro vamos começar falando das famosas vitaminas A e C, mas você sabe por que elas estão aqui dentro dos alimentos que são essencial para um envelhecimento saudável?

Tudo começa com o fato de que existem radicais livres no nosso corpo e eles fazem parte do nosso sistema de forma essencial, porém, por serem moléculas instáveis, eles podem acabar fazendo mal para o nosso corpo quando estão em excesso.

E esse excesso é o que causa a oxidação de moléculas do nosso corpo, fazendo com que o envelhecimento seja acelerado, algo que não desejamos, não é mesmo?

E é aí que entram as vitaminas A e C, elas tem, dentre suas dezenas de benefícios, a função antioxidantes, combatendo diretamente os radicais livres em excesso dentro do nosso corpo.

Dessa forma essas vitaminas acabam sendo uma forma direta de atacar os radicais livres e trazer um envelhecimento mais saudável, e o melhor é que são vitaminas fáceis de obter em uma alimentação equilibrada.

Então se você deseja adicionar essas vitaminas na sua dieta basta se alimentar de cenoura, manga, acerola, melão, brócolis, laranja, limão e muitos outros.

  1. Omega-3

Agora, para fazer uma combinação perfeita com as vitaminas que falamos acima, fazendo com que você tenha uma vida mais saudável nas idades mais avançadas, vamos falar um pouco do ômega-3.

Caso você não saiba, o ômega-3 é algo que falta no mundo, as pessoas não se alimentam bem o suficiente para terem o ômega-3 de forma eficiente na sua dieta, consequentemente eles não têm ômega-3 de forma eficiente no corpo.

Muito disso se deve a nossa dieta, que muitas vezes é resumida em carne de boi ou frango, o que dificulta bastante a ingestão deste componente.

Os benefícios que o ômega-3 tem para o corpo são vários, podendo destacar principalmente seu trabalho na regulação na atividades das plaquetas sanguíneas, o que quer dizer que o ômega-3 é responsável por evitar drasticamente coágulos no sangue, o que consequentemente evita AVCs e infartos.

Mas como você pode obter o ômega-3? Por incrível que pareça, mesmo sendo algo que não está na nossa dieta, é muito simples de encontrar.

O ômega-3 é encontrado principalmente em peixes, ou seja, está a um passo de distância, podendo ser no atum, salmão, sardinha, bacalhau, opções não faltam, o importante é tê-lo na sua alimentação.

PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Agora que já falamos da alimentação, de como você pode utilizá-la ao seu favor para conseguir ter um envelhecimento saudável, vamos falar um pouco de como tratar o seu corpo para atingir esse objetivo.

Com a alimentação em dia, você terá também que praticar atividades físicas, não precisando ser necessariamente musculação, sabemos que nem todas as pessoas se sentem atraídas pela academia.

O objetivo aqui é colocar seu corpo em movimento, colocar ele para queimar gordura, seu metabolismo precisa funcionar melhor, então vamos dar a ele as condições necessárias para isso.

Então opte por fazer exercícios aeróbicos de 3 a 4 vezes por semana, dessa forma você sairá do sedentarismo, fazer seu organismo responder melhor aos estímulos e conseguirá ter uma vida mais saudável.

E o melhor é que a longo prazo você não sofrerá com os desgastes da idade de forma tão impactante, já que seu corpo está preparado, condicionado e em condições de realizar atividades mesmo em idades mais avançadas.

CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL

E por último, vamos falar da mente, afinal de contas, não adianta ter um corpo totalmente preparado e não cuidar do mais importante, sua saúde mental.

Por isso, é importante ter um cultivo de amigos, ter uma vida social ativa, sabemos que a doença do século é a depressão junto com a ansiedade, então é necessário trabalhar isso para que não venhamos a nos tornar reféns dessas doenças.

Principalmente tendo em vista que elas aparecem principalmente no final da juventude e na velhice.

CONCLUSÃO

Então o que podemos concluir de tudo que trouxemos aqui?

Para conseguir viver bem e ter um envelhecimento saudável você precisará cuidar de três pilares: a alimentação, exercícios e saúde mental.

Com esses três pilares fortes você não terá problema com o passar dos anos, então sempre esteja atento(a) ao que você come, não deixe de praticar exercícios e sempre cuidar da sua mente, medite, leia e socialize.

Dessa forma, além de ter uma vida melhor, você terá uma vida mais longa e saudável para aproveitar com aqueles que você tanto ama.

 

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