Descubra quais ações adotar para o crescimento do seu e-commerce

O crescimento do seu e-commerce pode depender tanto de fatores externos, como a economia, mas também de fatores internos, como as ações que você escolhe tomar para alcançar esse progresso.

Mesmo que seja um mercado em forte expansão e com boas perspectivas para o futuro, é importante pensar na concorrência, afinal, muitos empreendedores estão investindo nessa modalidade de negócio.

Isso porque uma loja online traz uma série de vantagens, como menos gastos com infraestrutura e outras despesas comuns de uma loja física. 

Além disso, em um cenário de pandemia e isolamento social, esse modelo de compra e venda tornou-se ainda mais importante.

Se você quer ver o crescimento do seu negócio, acompanhe a leitura desse artigo e conheça dicas importantes para te ajudar.

Aumento das vendas online

Mesmo com a crise trazida pelo coronavírus, as vendas por e-commerce cresceram mais de 100%, de acordo com pesquisa da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Em comparação, no mesmo período de 2019, as vendas online cresceram 110,52%. No entanto, o surgimento de lojas virtuais também cresceu cerca de 12,6%.

Para ter uma noção, esse crescimento só era esperado para daqui a 5 anos, mas tal expansão trouxe novas oportunidades e vantagens para consumidores e vendedores.

Ao mesmo tempo a concorrência aumentou, o que faz com que os proprietários dessas plataformas busquem alternativas para se destacar, seja uma loja de roupas ou uma joalheria que venda anel de ouro feminino.

Dicas para o crescimento da sua loja online

O marketing digital é um meio de comunicação importante e acessível, tanto para empresas quanto para consumidores. 

Para usá-lo a favor do seu e-commerce e fazê-lo crescer, algumas dicas são:

1 – Aumentar a participação nas redes sociais

O primeiro passo é conhecer bem o público, pois é dessa forma que a plataforma de vendas conseguirá comunicar-se adequadamente. Portanto, é necessário levantar dados como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Localização;
  • Classe social;
  • Entre outros.

Com base nas informações levantadas, uma joalheria, por exemplo, pode produzir conteúdos relevantes que abordem assuntos do interesse do seu público, como a tecnologia envolvida na fabricação de colar de ouro feminino.

Esse material deve ser publicado, de preferência, no blog da loja e compartilhado nas redes sociais, para que o público tenha acesso e possa interagir por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários.

Para aumentar ainda mais o engajamento, é interessante que a empresa responda comentários e dúvidas o mais rápido possível, sempre com cordialidade e em um tom adequado.

2 – Aumentar o ranqueamento do site

O ranqueamento é fundamental para que o site da loja apareça entre os primeiros resultados na busca do Google. Para isso, são necessárias ações como:

Definir palavras-chave

As palavras-chave são os termos mais pesquisados pelos usuários, um exemplo disso é o público-alvo de uma loja online de bijuterias pesquisar sobre pulseiras tyvek atacado.

A loja, então, usará esse termo em seus conteúdos e também em seu site, para que o Google possa identificá-lo e posicioná-lo entre os primeiros resultados da pesquisa.

Site responsivo

As pessoas acessam a internet por dispositivos móveis, como celulares, a maior parte do tempo. Por isso, sites otimizados são necessários, pois eles adequam as páginas ao tamanho da tela, sem que a navegação seja prejudicada.

Todas essas ações precisam ser realizadas com um planejamento, para que sejam mais eficazes. Ademais, por meio de estratégias em marketing digital é possível fazer com que uma plataforma e-commerce cresça e ganhe destaque.

Com as vendas em alta, é natural que a concorrência seja mais acirrada, mas nada que não possa ser mediado por meio de campanhas e de ações orgânicas da tecnologia e da internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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