Descubra como vender através das redes sociais

O crescimento das redes sociais é inquestionável. Segundo um levantamento do Statista, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking entre os países com maior número de usuários nessas plataformas, com mais de 95,2 milhões de pessoas ativas.

De acordo com o estudo, o Facebook lidera como a rede social mais popular no mundo, mas o Instagram vem se destacando entre a população brasileira, apresentando um aumento de 230% nos últimos anos. 

Muito disso, deve-se às várias funcionalidades do Instagram, permitindo não só que usuários pudessem usar a rede, mas que várias empresas conseguissem divulgar seus negócios e vender produtos através dela.

Por isso, quem deseja aumentar a atuação no mercado online e, ao mesmo tempo, conquistar maior lucratividade precisa investir nas redes, como o Facebook e Instagram.

No artigo de hoje, descubra como vender através das redes sociais e conquistar ótimos resultados com a estratégia.

 

Tenha uma conta comercial

 

O primeiro passo é ter uma conta comercial. Grande parte das redes sociais já oferece essa funcionalidade, sendo possível criar uma fanpage, ou até mesmo criar um perfil corporativo para a sua empresa.

Isso transmite uma sensação maior de profissionalismo e credibilidade, fatores que são fundamentais para melhorar a taxa de conversão.

Através da conta comercial, é possível configurar diversas funcionalidades, bem como trazer informações importantes sobre a empresa, como:

 

  • Localização (endereço e apresentação no Maps);
  • Telefone e contatos rápidos pelas redes sociais;
  • Nome da empresa, descrição e valores do negócio;
  • Apresentação de logotipos e identidade visual;
  • Uso de ferramentas próprias para venda.

 

Verifique as especificações de cada rede, para saber o que realmente é preciso para construir o seu perfil ou página comercial.

Publique conteúdo relevante

 

Atualmente, o consumidor digital não está interessado somente em uma propaganda comum, mas quer consumir conteúdo a respeito do seu negócio.

Ou seja, ao procurar por produtos de higiene pessoal atacado, o público deseja saber informações interessantes sobre essas mercadorias e, além disso, conteúdos relevantes a respeito do nicho de atuação.

Por esse motivo, vale a pena investir na produção de materiais ricos e informativos, compartilhando-os através das redes sociais.

Além disso, é necessário ter um calendário editorial, quer dizer, ter uma frequência no compartilhamento de conteúdo em cada rede.

 

Use ferramentas de compra

 

Algumas redes sociais contam com ferramentas próprias para a venda de produtos. É o caso do Instagram Shopping, uma funcionalidade que permite marcar mercadorias diretamente em uma publicação e já direcionar o usuário até a compra.

Dessa forma, ao ver uma tornozeleira dourada feminina, por exemplo, o consumidor verá o valor e, ao clicar na tag, pode realizar a compra, de modo simples e fácil.

Interaja com o seu público

 

As redes sociais não funcionam apenas como uma “vitrine” dos seus produtos e serviços, mas também atuam como excelentes canais de comunicação com o público. Por meio delas, é possível enviar mensagens instantâneas para as marcas .

Daí a importância de interagir sempre com o público, pois uma venda pode ser concretizada através de uma conversa no Facebook Messenger, por exemplo.

Imagine que um usuário tem dúvidas sobre o judogui azul e envia uma mensagem à sua empresa pela rede social. 

Ao respondê-lo com cordialidade, as chances de venda são muito maiores, visto que esses canais atuam como uma espécie de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Também é preciso responder aos comentários e eventuais reclamações, sempre mantendo a simpatia e o respeito com o público.

 

Conclusão

Vender através das redes sociais tornou-se uma das estratégias de marketing mais eficazes para os negócios atuais. É preciso investir em um bom planejamento, para que assim, os resultados sejam ainda melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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