Conheça os devidos cuidados a saúde da mulher

Existem muitos fatores de risco, sinais e sintomas que devem ser observados para que a mulher mantenha a sua saúde em perfeitas condições. Uma das doenças que mais acomete mulheres no mundo todo é o câncer de mama, e quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Portanto, o conhecimento na saúde da mulher, a respeito desta e de outras doenças, são fundamentais para que elas possam ter longevidade e qualidade de vida.

Você sabia que além do câncer de mama, muitas outras doenças relacionadas ao sexo feminino são comuns e podem ser mais difíceis de diagnosticar?

Algumas doenças podem ser infecciosas e outras podem se manifestar a longo prazo. Por este motivo é preciso ficar atenta aos sinais do seu organismo e entender em quais casos deve procurar um especialista, mesmo em situações difíceis de diagnosticar como no caso da endometriose que pode levar a infertilidade, para saber os sintomas da endometriose veja mais a seguir, onde também apresentaremos outros tipos de doenças comuns que tem afetado as mulheres:

Cistite

Algumas das doenças mais comuns entre as mulheres, que pode ocorrer independentemente da sua idade é a cistite. Essa doença consiste em uma infecção urinária causada por retenção de urina por longos períodos ou mesmo por bactérias. Os seus sintomas são identificados rapidamente, pois a mulher sente dores ao urinar e ardência na uretra. Apesar de facilmente tratada, a cistite pode causar incômodo e indisposição.

Candidíase

Do mesmo modo, a mulher deve ficar atenta também as secreções, edemas e coceiras na vagina, os quais podem ser sintomas de candidíase. A candidíase é causada por um desequilíbrio na microbiota presente na vagina, o que pode ser estimulado por mudança de ph, ou mesmo desencadeado após o sexo. Contudo, não é uma doença sexualmente transmissível, e é tratada com antibióticos e antifúngicos.

HPV

Entretanto, é preciso ficar atenta aos sintomas de DST’s, ainda mais alguns tipos que podem causar câncer de colo de útero. O HPV, vírus transmitido por contato sexual, causa alguns sintomas 5 meses após a infecção. São identificadas verrugas indolores na maioria das mulheres, em raros casos podem vir seguidas de inchaço e coceira. Para identificação da doença é necessário fazer exames, e caso o resultado seja positivo, deve ser feito acompanhamento médico e o exame pré-câncer periodicamente, além do tratamento das verrugas.

Endometriose

Mulheres com fortes cólicas no período menstrual devem ficar atentas aos sintomas da endometriose. A endometriose é causada principalmente pela menstruação retrógrada, o que faz com que o tecido que deveria ser expelido pelo útero durante a menstruação retorne e se deposite na parte externa dos órgãos, e inclusive do útero e ovário. Sendo assim a endometriose pode ser superficial, ovariana ou profunda. Outros sintomas da endometriose podem ser dores durante as relações sexuais e diarreia durante o período menstrual.

O que fazer em caso de identificar os sintomas?

Além destas, muitas outras doenças relacionadas à saúde da mulher como miomas uterinos e ovários policísticos podem ser difíceis de diagnosticar. Nestes casos é fundamental consultar com médico ginecologista e conversar sobre sintomas observados, bem como realizar os exames pré-câncer periodicamente.