Conheça 4 atividades para fazer com os idosos em casa

Quem tem idosos em casa sabe que os cuidados devem ser constantes, justamente porque mesmo com algumas limitações, é indispensável que eles se mantenham sempre saudáveis e ativos.

A terceira idade tem a sua demanda específica, uma vez que o corpo já não responde tão bem a uma série de movimentos e vontades. No entanto, é preciso que o idoso se movimente e invista em atividades que o ajudem a melhorar a sua qualidade de vida. 

Seja para cuidar da beleza, utilizando um creme rejuvenescimento do rosto, seja para fazer exercícios físicos, é fundamental que as ações praticadas possam oferecer bem-estar e conforto para os idosos. 

Por isso, se você tem uma pessoa de maior com idade avançada em casa e quer oferecer um reforço para que ela possa desfrutar de dia cada vez melhores, é importante propor algumas atividades.

São simples, mas que podem ser de grande importância para o dia a dia. Conheça-as a seguir. 

 

1. Atividades físicas

Sempre que possível, é importante que o idoso faça exercícios físicos, que vão ajudá-lo a se manter ativo e trarão benefícios para o corpo dele. Entre as principais vantagens dessa atividade, podemos citar:

 

  • Melhora da qualidade do sono;
  • Controle de peso corporal e pressão arterial;
  • Diminuição de ansiedade;
  • Melhora no equilíbrio.

 

Para estimular o idoso, é essencial selecionar exercícios que ele queira fazer. Assim, se sempre gostou de treino funcional de alta intensidade, é indicado adaptar movimentos que possam ser feitos por ele em casa, evitando lesões e esforços além do indicado. 

Outras atividades interessantes podem ser os alongamentos e a utilização de halteres para fortalecer a musculatura, garantindo uma melhor qualidade de vida. 

 

2. Jogos

Os idosos sempre foram adeptos de alguns tipos de jogos, que além de diverti-los, rendem momentos de lazer interessantes. 

Os mais famosos são o baralho, o dominó e até mesmo jogos de tabuleiros. Essa atividade é importante para que eles possam aliviar o estresse, ao mesmo tempo em que trabalham outros pontos importantes, como a memória e a atenção. 

Se for preciso um estímulo extra, não deixa de convidar amigos e lançar desafios, tornando o momento ainda mais atrativo e prazeroso para os idosos. 

 

3. Assistir filmes

Uma atividade comum em casa de repouso zona leste, e que pode ser feita na sua casa para criar momentos de descontração, é selecionar bons filmes e assisti-los com os idosos. 

Pode-se escolher títulos clássicos e atuais, dando preferência para os gêneros preferidos do idoso, de maneira que ele venha a ser estimulado a acompanhar o filme por completo. 

Depois, pode ser interessante conversar sobre o que foi visto, justamente para que ele possa se comunicar mais e estimular a memória. 

Outra variação dessa atividade é sugerir a leitura de bons livros, que podem ajudar o idoso a se manter ocupado com uma prática simples e agradável.

 

4. Pequenas práticas domésticas

Um dos maiores inimigos da terceira idade é a falta de atividades. Além de deixar o idoso ocioso, pode ainda trazer consequências como os sentimentos de solidão e de abandono. Por isso, mantê-los sempre ativos é fundamental para o bem-estar dessas pessoas. 

Sendo assim, selecione pequenas práticas domésticas que podem ser feitas por eles sem apresentar riscos. Algumas delas podem ser: serviços de jardinagem, preparo de refeições básicas, costura, etc.

Além de se sentir mais útil, o idoso certamente vai ter uma rotina mais produtiva, que o ajudará a desempenhar funções práticas nos cuidados com o lar.

Manter um idoso ativo é essencial para a melhora da saúde física e mental. Portanto, siga as dicas abordadas neste artigo e garanta uma rotina bastante interativa para ele. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *