Entenda como resolver o problema de infiltração na sua casa

Um problema de infiltração é algo grave e não afeta apenas estruturas antigas. Ao contrário do que se pensa, proprietários de residências novas também devem estar atentos para saber como lidar com essa questão.

É importante ressaltar que a infiltração afeta a instalação física do imóvel, causando danos materiais e prejuízo financeiro. Desse modo, quanto mais demorar para identificar e resolver o problema, piores serão as consequências.

Em casos como esse, o ideal é adotar medidas preventivas para evitar distúrbios. Assim, é possível corrigir os pontos falhos que tendem a desenvolver uma infiltração, antes que esse problema aconteça.

Os cuidados de observação e manutenção ajudam a evitar diversas complicações causadas pela infiltração, como:

 

  • Umidade no interior das paredes;
  • Rede elétrica danificada;
  • Pintura descascada;
  • Elementos de madeira prejudicados.

 

Lembrando que, uma casa é projetada para proteger seus moradores e tudo o que é armazenado em seu interior. Muitos objetos, móveis e equipamentos não são resistentes à umidade: precisam de um local seco e arejado para sua preservação.

Para saber mais sobre como evitar ou solucionar as infiltrações em sua residência, acompanhe a leitura deste artigo.

 

Como prevenir problemas causados pela infiltração

Um imóvel precisa ser bem planejado para apresentar um ambiente seguro aos moradores, tanto a estrutura física e os bens materiais do local precisam ser preservados.

Mesmo com uma construção bem elaborada, é indicado realizar alguns procedimentos para resolver os problemas que podem aparecer no decorrer do tempo, devido ao desgaste natural.

Sendo assim, é fundamental seguir algumas dicas de preservação:

 

1 – Realizar reformas 

A reforma de uma casa não deve ser feita apenas quando o morador encontra um problema ou seu proprietário pretende vender, alugar ou empreender. 

Reformar é um processo que evita gastos maiores e apresenta uma ótima solução preventiva para a residência.

Esse é o momento de fazer uma revisão em toda a estrutura e corrigir possíveis falhas, além de melhorar as características do imóvel, visando os benefícios para a residência em si e seus moradores. 

Uma dica é utilizar manta aluminizada para telhado para auxiliar no controle da temperatura dos cômodos, sendo e eficaz para impedir infiltrações.

 

2 – Colocar telhado 

Fazer um telhado pode ser um quesito a mais para resolver a infiltração de um imóvel. 

Muitas casas são finalizadas apenas com a laje e o acabamento estético. Porém, o telhado é muito importante para proteger a residência e impedir a entrada de água da chuva.

Por isso, ao realizar a revisão dos ambientes para evitar problemas de infiltração, é interessante instalar uma calha central telhado

Dessa forma, a água pode escorrer para as laterais, sem acumular-se sobre a casa.

 

3 – Utilizar impermeabilizantes

O impermeabilizante cria uma proteção na construção para impedir a passagem de água e umidade. É essencial estar atento aos locais que devem receber esse cuidado e qual é o material mais indicado para obter um bom resultado.

Uma orientação é realizar a impermeabilização de laje antiga. Assim, é possível impedir que o desgaste natural do tempo cause intempéries na estrutura que facilita infiltrações e podem danificar o imóvel.

 

Benefícios de impedir a infiltração na casa

Resolver problemas de infiltração em uma residência trazem vantagens tanto para a preservação material dos bens materiais, quanto em relação aos gastos financeiros. 

É preciso ressaltar que essa resolução deve acontecer assim que algo incorreto for identificado.

A umidade que entra pelo telhado ou pela laje que não possui impermeabilização pode se espalhar através da parede e chegar até o chão, por exemplo.

Entre os benefícios desse cuidado está um ambiente seguro e saudável, sendo uma forma até mesmo de evitar a proliferação de fungos e doenças.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *