As invenções que mais impactaram o curso da história humana

Desde os primórdios, a humanidade lida com dilemas e a necessidade de resolvê-los. Alguns nomes são conhecidos, outros só se sabe a época, mas as tecnologias que mudam a vida das pessoas, hoje em dia, foram pensadas e criadas por alguém, muitas vezes para algum uso muito diferente do que estamos habituados.  

 

 

Para conseguir transportar objetos e coisas pesadas com mais facilidade, em 3500 a.C., foi criada a roda, considerada a invenção mais importante do homem em toda a história. Energia elétrica, penicilina, o telefone e outras criações impactaram, definitivamente, a vida de muitas gerações. Confira uma lista com invenções que mexeram com o curso da humanidade.  

A roda 

Os primeiros registros do uso da roda são da Mesopotâmia e Europa Central, no quarto milênio antes de Cristo. Até os dias atuais, tem-se pouca certeza sobre qual dos povos, realmente, foi o pioneiro na utilização da ferramenta, pois as duas marcas são em períodos muito próximos.  

 O que não se discute é a sua funcionalidade e como essa invenção revolucionou a vida humana. Carruagens, carroças e até os mais contemporâneos modelos de veículos, todos foram possíveis graças ao mecanismo que reduz o arrasto, aumentando a velocidade e exigindo menos força.  

Bússola 

Instrumento que usa o magnetismo para determinar a orientação, a bússola foi criada para ajudar os navegadores a saírem com maior segurança para as viagens, pois tinham noção da roda a ser seguida. Com os primeiros registros encontrados na China, a bússola passou por transformações até chegar no modelo pequeno que conhecemos hoje.  

 Imprensa 

Uma invenção que facilitou o acesso das pessoas ao conhecimento e informação. O primeiro item da lista que tem data e responsável definidos: o alemão Johannes Gutenberg, criou, em 1439, um equipamento que transmite tinta de uma prensa móvel para o papel.  

 Graças a essa criação foi possível desenvolver jornais e começou, daí, o mercado da imprensa e comunicação, até evoluir para o que conhecemos atualmente. Até hoje, Gutenberg é chamado de pai da imprensa e foi dono do primeiro jornal. 

Fotografia 

Antes do século XIX, a única maneira de retratar pessoas e paisagens era por meio de pinturas. Mas, em 1826, Joseph Nicéphore Niépce criou a primeira imagem fotográfica da história, e colocando prata na ferramenta, foi possível guardar as imagens produzidas. Essa invenção foi o que permitiu, posteriormente, a criação do Cinema, reproduzindo essas imagens em velocidade capaz de criar movimento.  

Cartão de crédito 

Hoje em dia, é muito comum as pessoas utilizarem o cartão para pagar suas compras. Essa facilidade só é possível graças à introdução dessa tecnologia desenvolvida, em 1958, pelo Bank of América.  

 O cartão de plástico com um chip, e as informações do dono, facilitou a vida das pessoas para que não precisassem andar com dinheiro e agilizar os pagamentos mediante senha. A tecnologia, que foi um derivado da moeda e da cédula de dinheiro, evoluiu para cartões com aproximação e pagamento via NFC.  

GPS 

A sigla, em inglês, para sistema de posicionamento global dá nome a um aparelho que veio para substituir outras ferramentas de navegação, como a já citada bússola e o mapa. O satélite envia ao sistema GPS, antes próprios e, hoje, comumente encontrado em veículos e celulares, a geolocalização em tempo real.  

 Uma curiosidade interessante do GPS é que, como muitas das invenções que usamos no nosso cotidiano, também foi criado com objetivo voltado para uso militar, para garantir precisão na entrega de armas e evitar proliferação de outros sistemas dentro do exército americano.  

Internet 

Criada para transmitir dados através de uma rede e descentralizar informações, a fim de evitar a perda total delas em caso de ataques nucleares, a ARPANET surgiu nos Estados Unidos, no período da Guerra Fria, em 1969. Algum tempo depois, Vint Cerf e Bob Kahn criaram um sistema que permitisse a troca de dados entre computadores. Era criada ali a Internet.  

 Atualmente, a Internet é o principal meio de comunicação e informação e está presente na vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Graças a ela é possível acompanhar notícias em tempo real, utilizar as redes sociais e fazer diversas operações financeiras em segundos.  

 É possível citar centenas de outras invenções que estão totalmente inseridas na nossa realidade atual, como a energia elétrica e a canalização do esgoto. Muitas ferramentas foram, e continuam sendo, inventadas, aprimoradas, atualizadas e melhoradas, a fim de tornar a vida humana mais simples. E você, qual dessas invenções considera a mais importante para sua vida? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *