A gordura certa para sua dieta

Os lipídios (gorduras) são essenciais à nossa saúde, pois além de proporcionar combustível para a obtenção de energia, tornam-se parte da estrutura das membranas celulares, participam da síntese hormonal (esteroides), protegem os órgãos vitais e absorvem as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Estas vitaminas são chamadas de lipossolúveis, por serem solúveis em gordura.

A maioria dos lipídios é armazenada no tecido adiposo para serem lançados na corrente sanguínea na forma de ácidos graxos livres. Os ácidos graxos são classificados extensamente como monoinsaturados, poli-insaturados e saturados.

Cada forma de ácido graxo exerce efeitos diferentes sobre as lipoproteínas (complexos de lipídios e proteínas que transportam colesterol na corrente sanguínea), assim como sobre a deposição do colesterol nas artérias, bem como no risco de doenças coronarianas.

COLESTEROL

O colesterol participa de muitas funções corporais complexas, como na função de precursor na síntese da vitamina D e de vários hormônios esteroides, bem como os hormônios sexuais estrogênio, androgênio e progesterona. Além disso, ajuda na formação de tecidos, órgãos e estruturas corporais durante o desenvolvimento fetal.

Colesterol “Ruim” (LDL)

A falta de  exercícios físicos, grande quantidade de gordura visceral e o desequilíbrio da  dieta influenciam no aumento da concentração do LDL.

Colesterol “Bom” (HDL)

O HDL atua como um varredor no transporte reverso do colesterol ruim (LDL) removendo-o da parede arterial a fim de transportá-lo para o fígado, onde é incorporado na bile e excretado pelo trato intestinal. O exercício regular e a abstinência ao fumo acarretam um aumento das HDL(s) e afetam favoravelmente a relação LDL/HDL.

Um bom omega 3 contem grandes quantidades de gorduras boas. Para saber mais veja em https://www.artesdecura.com.br/omega-3-para-que-serve/

Ajuda na obesidade

A obesidade pode gerar uma série de problemas como a redução da força muscular respiratória e o aumento da ansiedade. Outros problemas que podem aparecer com a obesidade são desgastes nas articulações dos quadris e joelhos, gordura no fígado, tumores intestinais e apneia do sono. Além disso, o excesso de gordura pode levar o indivíduo a ter uma baixa autoestima, aumentando as chances de desenvolver uma depressão. Portanto, a obesidade precisa ser tratada.

Segue abaixo algumas dicas do Artes de Cura para conciliar junto a uma dieta:

  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
  • Não fique muito tempo sem ingerir alimento (coma uma fruta de três em três horas).
  • Pratique atividade física regularmente.
  • Evite usar o elevador; suba de escada.
  • Salte um ou dois pontos de ônibus antes do local onde você deseja chegar.
  • Estacione seu carro distante do local de seu destino.
  • Beba muita água.
  • Durma bem.
  • Não deixe de tomar um bom café da manhã.
  • Evite o consumo de frituras.
  • Não faça exercícios físicos de barriga vazia.
  • Evite alimentos industrializados.
  • Tenha uma vida ativa.

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