8 dicas para quem busca comprar um novo carro

Quem nunca desejou comprar um novo carro, não é mesmo? Essa é a oportunidade de adquirir um bem em perfeitas condições. Ao mesmo tempo, um veículo zero quilômetro traz uma série de confortos especiais. 

Além de ser um automóvel que nunca foi rodado, e por isso não traz nenhum problema ou vício no seu funcionamento, ele ainda vem com aquele cheiro característico de carro novo. 

Até mesmo quem vai comprar um veículo seminovo ou usado pode desfrutar de vários benefícios, uma vez que quem vai adquirir um automóvel tem a chance de buscar aquele que oferece os melhores recursos e opções. 

De fato, ter um carro é uma das paixões dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) aponta que, para os entrevistados, ter um veículo é um objeto de desejo. 

Inclusive, 70% dos participantes mais jovens, com idade até 25 anos, afirmaram que têm vontade de adquirir o seu veículo.

Isso porque ter um carro traz uma série de vantagens para a rotina das pessoas, como maior liberdade de locomoção e o aumento da qualidade de vida. Há ainda quem tenha o prazer de ouvir o som feito por um motor n20 bmw.

Mas, como é sabido, quem decide comprar um carro precisa se preparar para o investimento. Por ser um bem de alto valor, é necessário se planejar financeiramente para adquirir o automóvel, seja à vista ou via parcelamento. 

Também é importante saber o que deve ser analisado quando se opta pela compra de um carro novo. Vários pontos devem ser considerados para que a escolha seja feita da melhor maneira possível. 

Para ajudar no momento de compra, este artigo traz dicas interessantes para quem está buscando por um novo automóvel, mas tem dúvidas sobre o que deve ser ponderado. 

Se este é o seu caso, siga na leitura deste conteúdo e entenda melhor sobre o tema, sabendo tomar uma boa decisão ao fechar o negócio e sair da loja com o seu carro. 

1. Tenha consciência financeira

Como mencionado, adquirir um carro nem sempre é fácil, uma vez que os valores de compra são elevados. Por isso, é indispensável ter consciência financeira na aquisição desse bem. 

Vale mencionar também que ter um carro implica em outros custos, e não apenas o da compra. Nesse sentido, quem adquire o veículo de modo parcelado deve estar atento a essa questão. 

Entre os principais investimentos de quem possui um carro, é preciso considerar:

  • Pagamento de impostos (IPVA, licenciamento, etc.);
  • Seguro do automóvel;
  • Manutenções periódicas;
  • Combustível e reposição de óleo;
  • Entre outros.

O pagamento dos impostos do veículo acontece anualmente. O IPVA, por exemplo, pode ser parcelado em até 3x, o licenciamento deve ser pago no início do ano ou de acordo com o final da placa do carro. Há também o valor do seguro obrigatório.

Além disso, em grandes cidades, é sempre indicado contratar um seguro particular para o carro, de maneira que em caso de roubo ou colisão, o motorista tenha proteção e suporte da corretora.

A manutenção periódica é fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo. Sendo assim, é necessário levar o carro para uma revisão, realizar o balanceamento e alinhamento rodas traseiras e dianteiras, trocar peças, etc.

Há também os custos de rotina, com combustível e troca e reposição do óleo do motor. 

Dessa maneira, ter consciência financeira dos gastos que se tem ao comprar um carro é a melhor maneira de escolher um modelo mais econômico e ter a certeza de adquirir um veículo, podendo mantê-lo com tranquilidade. 

2. Considere as suas necessidades

Existem no mercado diferentes modelos de carro, que visam atender aos mais diversos tipos de motoristas. Não à toa, é comum que o comprador tenha dúvidas sobre qual deles adquirir. 

Por isso, uma das recomendações no momento de escolher o modelo para a compra é entender quais são as suas necessidades. Há quem precise de mais espaço interno ou no porta-malas, quem busque a potência de um motor audi v8, ou um carro mais econômico. 

Sendo assim, entender o que você busca e preza em um automóvel é fundamental para ter a certeza de estar fazendo uma boa compra.

3. Faça pesquisas sobre diferentes modelos

É possível encontrar algumas opções que se enquadrem nas suas necessidades. A partir disso, é preciso pesquisar para conhecer melhor sobre essas alternativas. 

A internet é um ótimo caminho para isso, e pode ser uma excelente maneira de pesquisar e entender as características desses automóveis. 

Para tanto, busque informações nos sites das fabricantes e em sites especializados no segmento, uma vez que estas plataformas costumam publicar análises importantes sobre os mais diversos modelos de carros. 

Em geral, essas páginas trazem informações práticas, como os custos de retocar funilaria e pintura, a média de consumo de combustível, preço de manutenções, etc.

Com esses dados em mãos, é possível selecionar um ou mais modelos preferidos, e então seguir para a próxima dica deste artigo. 

4. Busque a opinião de quem já tem o modelo que você quer

Depois de ter selecionado o veículo com o qual você se identificou, uma sugestão interessante é conversar com alguém que tenha adquirido esse modelo. 

Essa é uma maneira de verificar as informações apresentadas pelos sites especializados em carros e conhecer o modelo de forma mais aprofundada, entendendo o que você precisa considerar no momento de fechar o negócio. 

Para quem gosta de personalizar o carro, é possível ainda saber quanto custa a instalação de um escapamento esportivo gol, ou de outros acessórios que tornam o veículo exclusivo e diferenciado. 

5. Faça um test-drive

Outra forma interessante de conhecer melhor o veículo que mais despertou o seu interesse é fazendo um test-drive para avaliar na prática se essa parece ser uma boa alternativa. 

Esse procedimento é comum em concessionárias e lojas do segmento, de modo que os próprios vendedores costumam oferecer o test-drive para os clientes interessados. 

Nesse momento, é possível avaliar o conforto e os recursos presentes no veículo, e com essa experiência tomar uma decisão mais assertiva na compra do carro novo.

6. Defina quais opcionais fazem sentido para você

Quem compra um carro zero precisa definir quais os opcionais que serão incluídos no modelo, tornando-o ainda mais confortável para o dia a dia. 

Entre as principais possibilidades, é possível selecionar:

  • Vidros elétricos;
  • Ar-condicionado;
  • Travas elétricas;
  • Direção hidráulica;
  • Air bag;
  • Bancos de couro.

Há quem selecione apenas algumas dessas opções e quem prefira incluir todas elas, principalmente quando o motorista utiliza o carro constantemente. 

7. Não deixe de negociar

Após definir todos os detalhes, é fundamental negociar uma condição de compra mais interessante para o seu bolso. 

Para tanto, uma dica é pesquisar o carro em várias lojas, para que se possa verificar quais delas oferecem vantagens para a sua compra no local. 

Algumas concessionárias de motos, por exemplo, podem oferecer ao comprador de uma motocicleta a opção de entregar o veículo com a realização da vitrificação de pintura moto, que vai conservá-la bonita por mais tempo. 

Por isso, ao escolher o seu carro, não deixe de falar com o vendedor e buscar vantagens para a sua aquisição, seja um desconto para pagamento à vista, a inclusão de um opcional por conta da loja ou melhores juros para parcelamento. 

Afinal, o valor investido na aquisição do seu carro é alto, e algumas concessionárias visam tornar a negociação mais interessante para conquistar o cliente. 

8. Considere usar o seu veículo como parte do pagamento

Quem já tem um automóvel e quer trocar de carro pode considerar usá-lo como parte do pagamento, conseguindo, assim, realizar uma compra mais interessante. 

Além disso, vale citar as vantagens do seu veículo atual, para valorizá-lo no momento da negociação. Quem tem uma motocicleta e acabou de fazer um polimento cristalizado moto e quer utilizá-la como parte da compra, pode mencionar esse investimento.

Dessa maneira, é possível conseguir um abatimento no valor do carro e fechar o negócio com maior comodidade e tranquilidade. 

Considerações finais

Ter um carro é uma decisão importante e bastante benéfica para a rotina de um motorista que precisa se locomover de forma mais prática e ágil no seu dia a dia. 

Porém, é fundamental que, ao adquirir um novo veículo, o proprietário invista sempre na manutenção periódica dele, leve-o a uma oficina funilaria e pintura quando necessário e mantenha a documentação sempre em dia. 

Dessa forma, além de ter a tranquilidade de contar com um carro em ótimas condições de uso, é possível também ter a certeza de que a escolha foi bem realizada. 

Por isso, siga as dicas abordadas neste conteúdo e consiga definir o melhor modelo de veículo para a sua família, desfrutando de um automóvel de qualidade pelos próximos anos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *