13 anos após sua criação, iPhone é escolhido para filmagem de clipe de Lady Gaga

Lady Gaga retornou ao mundo da música pop fazendo barulho, como de costume. A sua nova música, Stupid Love, ganhou um clipe oficial, e os equipamentos de filmagem escolhidos para fazer parte desse grande evento foram somente o iPhone 11 Pro e alguns itens auxiliares, como drones e estabilizadores. 

 

 

Essa informação foi repassada pela cantora através da hashtag #ShotOniPhone no Twitter, pela própria Apple e pelo diretor do clipe, Daniel Askill, que declarou que “as câmeras são incríveis” e que “foi uma experiência fantástica trabalhar com esses equipamentos de novas maneiras”. 

 Ao menos três aparelhos foram colocados no steadicam — um estabilizador de câmeras usado por cinegrafistas, semelhante a um exoesqueleto — e outro colocado em um drone profissional. 

De acordo com o diretor, a ideia era utilizar os celulares da mesma forma que grandes câmeras profissionais. Ele acrescenta que “o resultado foi surpreendente para todo mundo”. 

Ao ser entrevistado pela imprensa dos Estados Unidos, Askill disse que todas as três lentes do iPhone foram usadas nas gravações, especialmente a teleobjetiva e a grande-angular. Ele revelou, ainda, mais detalhes sobre a superprodução. 

“Filmamos quase todas as cenas com qualidade 4 K. Além disso, um dos celulares estava filmando a 24 fps (frames por segundo), enquanto outro filmava, ao mesmo, tempo a 48 fps, para dar uma sensação de slow-motion. Não seria possível fazermos isso se estivéssemos usando apenas uma câmera normal”, esclareceu. 

 Outro acessório peculiar utilizado durante a filmagem pela equipe de Daniel foi o aplicativo Filmic Pro, disponível na Apple Store do Brasil por R$ 54,90. O app capta as imagens e permite que elas sejam personalizadas, sendo essa personalização similar a de outras câmeras profissionais. 

 Por meio dele, é possível realizar o ajuste da exposição, do foco, do realce e da sombra, escolher o formato do vídeo, balancear as cores e definir a quantia de frames que são capturados a cada segundo, além de diversas outras opções. A Apple revelou, ainda, que foram utilizados outros softwares de edição de cunho profissional na reta final da produção. 

 No entanto, esse clipe não foi o primeiro a ser inteiramente gravado com um iPhone. Em 2019, a cantora Selena Gomez também efetuou uma parceria com a Apple para lançar dois clipes filmados pelo iPhone 11 Pro — Look At Her Now e Lose You To Love Me —  para o seu novo álbum, Rare. 

 Logo, o fato de Lady Gaga ter feito o mesmo, atualmente, indica, sim, o surgimento de uma nova possível tendência na indústria audiovisual. Ademais, antes das duas cantoras, artistas como Florence and the Machine e FKA Twigs também exploraram a qualidade da imagem da câmera do iPhone, transmitindo seus shows ao vivo através do modelo XS.  

Então a câmera do iPhone realmente é a melhor do mercado? 

Há controvérsias. O fato de iPhones estarem sendo utilizados na gravação de clipes é uma estratégia de marketing arquitetada pela Apple, que visa exibir a qualidade das lentes disponibilizadas por seus celulares. 

Porém, há outros modelos que disputam o título de melhor câmera de smartphone: o Huawei P30 Pro, da marca chinesa Huawei, e o Galaxy S20 Ultra, da Samsung são concorrentes da marca da maçã. 

 Se por um lado o iPhone 11 Pro tira fotos com as cores o mais próximas possível dos seus reais tons, o P30 Pro tira selfies mais claras quando há pouca luz e com uma melhor definição. Já o recém-lançado S20 Ultra grava em 8 K e possui um zoom de 100x. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *